Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 13 de janeiro de 2020

Efeméride: Vitória de Amândio Cardoso no Campeonato de “Ciclocross” em 1952


A 13 de janeiro de 1952 disputou-se o “Campeonato de Ciclismo-Pedestre” da Associação de Ciclismo do Norte de Portugal. Tratando-se da prova nortenha das corridas de ciclismo de inverno, o chamado Ciclocross. Variante velocipédica do desporto das bicicletas de corrida que durante muito tempo, ao longo de muitas épocas de antanho, teve primazia no início de cada época, disputado ao jeito de preparação enquanto não entravam no calendário as corridas de estrada.

Ora, segundo o blogue “Asociación Ibérica de Historiadores y Escritores de Ciclismo”, através da página de facebook “Memorabilia do Ciclismo Português”, é recordado nesta data ter havido em 1952 tal prova disputada no Norte de Portugal. Sendo depois disputada uma faze final com os ciclistas do sul.

Então em Independentes (ao fim de circuito de 5 voltas) venceu Amândio Cardoso, do F. C. Porto, que concluiu esse trajeto de obstáculos, tipo todo o terreno, em 29 minutos e 50 segundos.

Em Amadores Seniores (4 voltas) triunfou José Couto, também do F. C. Porto, em 24 m 10 s.

Essa variante do ciclismo de competição não era, porém, do agrado de muitos ciclistas e mesmo de dirigentes, tendo ainda perdurado no Porto até aos anos setentas, pelo menos, nas categorias de Profissionais e Amadores, até que passou a ser mais concorrida de camadas jovens e ciclistas em princípios de carreira adulta. 

(A propósito, recordaremos noutro artigo um caso paradigmático dessa noção, quando o ciclocross começou a perder entusiastas entre os Profissionais também nortenhos.)

= Foto de 1952, alinhando à partida duma prova, os portistas da classe de Independentes (da esquerda para a direita) Onofre Tavares, Alberto Moreira e Amândio Cardoso.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário