Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 7 de janeiro de 2020

35 Anos de desaparecimento físico de Mestre Pedroto


No dia 7 de Janeiro de 1985 faleceu o “Mestre” José Maria Pedroto, após doença prolongada.


Ao perfazer 35 anos de seu falecimento, recordamo-lo aqui, como homenagem, em mais um justo preito de evocação. Embora sem quase saber o que mais dizer, pois sobre ele muito já foi dito e muito falta dizer, também.


Assim sendo, curvando-nos diante de sua memória, recordamo-lo através de alguns respigos de publicações coevas e alguns recortes de jornais da época. Desde aspetos de reportagem do jornal O Porto de seu velório e funeral, tão emocionante, até algumas passagens reportadas sobre sua figura, como um excerto do livro “História de 50 anos do Desporto Português”, edição do jornal A Bola, tal como algumas páginas da revista A Bola Magazine de junho de 1988.


Pedroto continua a ser uma constante recordação. Desaparecido fisicamente mas não em espírito. Continuando bem presente na memória portista. De tal forma que passados 35 anos de seu falecimento ainda continua vivo nas recordações de quem sentiu sua marca no futebol do FC Porto e no futebol português, afinal.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário