Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 23 de janeiro de 2020

Cultura expressiva do mundo portista além do futebol


É evidente que o futebol é a parte mais importante do desporto na sociedade global, e inclusive o grande clube azul e branco com nome Porto começou em 1893 e continuou em 1906 com o futebol. Mas, conforme está historiado, logo nos primeiros tempos o Futebol Clube do Porto alargou seus horizontes através de atividades de gincanas, jogos de ténis e de seguida incluiu diversas modalidades, passando a ser um clube eclético.

Nesse prisma, sendo que o FC Porto sempre teve em seu seio boa diversidade de modalidades desportivas, lembramos agora algo disso.  Mesmo porque na maioria dos meios de memorização, como acontece com livros sobre história e memórias de desporto, quase que só o futebol tem lugar. Como tal traz-se aqui acima da memória alguns dos símbolos das ditas modalidades amadoras e de pavilhão, em suma de algumas das modalidades existentes, além do futebol, com pergaminhos na história do FC Porto e do desporto em geral. Bem como, extensivamente, assim como nem só de pão vive o homen, há que alargar os sentidos por algo mais, como no campo histórico-cultural.


Para o efeito, deitamos olhos ao que foi publicado em 1986 num suplemento do JN, ao tempo a tentar alargar vistas desde o passado em antevisão do futuro – sob título “Que Futuro para este Presente?”


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário