Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 24 de janeiro de 2020

Vitória de Azevedo Maia no “Campeonato Nacional-Grande Prémio de Corta-Mato” (Ciclocross) de 1960


A 24 de janeiro de 1960:

Ciclismo - «Grande Prêmio de Corta-Mato», como Campeonato Nacional de Ciclocross de 1960, em Aldoar-Porto (Portugal), organizado pela Federação Portuguesa de Ciclismo. 

(Sendo que nesse tempo essa categoria de ciclismo de obstáculos e por vezes corrida a pé com bicicleta ao ombro, era assim conhecida por “Corta-Mato”, como antes fora denominada “Ciclismo Pedestre”, vulgo “Ciclocross”).

Prova de Preparação para o Campeonato Mundial de “Amateur Cyclocross” em San Sebastian- Espanha.

Num circuito de 7 voltas, contabilizando 21 km, o pódio  ficou com a consequente ordem de
Classificação:
1º. Azevedo Maia (FC Porto), 1 hora, 8 minutos e 3 segundos;
2º. Fernando Pessa (Aldoar), 1 h 9 m 19 s;
3º. José Ribeiro (FC Porto), 1 h 10 m 59 s.

Esse feito (com direito à camisola de Campeão Nacional, ostentando o brasão armilar de Portugal ao peito) e seguinte participação no Mundial de Ciclocross, derivada da sua vitória em Portugal, ficaram então a constar nos “Ficheiros ASES DO DESPORTO”.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário