Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Cromos de boa memória


Fazem parte do imaginário popular e da memorização ancestral os chamados cromos de coleção que povoaram bons momentos da infância de muita gente boa, sobretudo até tempos anteriores à chegada dos meios informáticos, quando era em papel que chegavam imagens de comum atração.


Ora, os cromos de maior interesse eram naturalmente os dos jogadores de futebol. E entre tantas edições colecionáveis alguns grupos, dos que anualmente iam aparecendo, ficaram mais na memória particular e coletiva. Sendo que no tempo em que o autor destas linhas começou a ter olhos para isso permaneceram nas recordações os cromos do tempo de Américo, Azumir, Serafim, Hernâni, Arcanjo, etc. Em tempos de difícil competição perante o poder reinol do sistema BSB lisboeta do futebol luso. 


Mas períodos houve, posteriores e felizmente, em que o FC Porto e outros clubes já puderam competir com melhores armas. Vindo então acima o valor e a dedicação dos futebolistas que lutavam em campo pela causa do clube dragão, bem como de treinadores que conseguiam ter os atletas empenhados e responsáveis diretivos atentos a tudo e todos.


Assim sendo, de um tempo em que dá gosto lembrar como havia valores que também sabiam o que era representar o FC Porto e jogar por toda a grande família portista, recordamos alguns cromos do tempo dos consagrados craques que, superando a travessia dos anos mais longos, voltaram a fazer do  FC Porto Campeão, atualizando o hino do clube. Eis aí então a evocação desses bons tempos de Gomes, Rodolfo e tantos mais… do final dos anos 70, dos célebres títulos nacionais de 1977/78 e 1978/79.  Através de duas coleções (com imagens gentilmente enviadas por um entusiasta seguidor deste blogue) com os ídolos do plantel  detentor de jogadores da lava de 1977/78 a 1980.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))


Sem comentários:

Enviar um comentário