Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 8 de janeiro de 2020

Efeméride muito a propósito: Vitória sobre o Sporting no começo da história do Campeonato Nacional


Ainda está bem no peito toda a sensação acontecida com o jogo do FC Porto diante do Sporting para o Campeonato Nacional da atual Liga de 2019/2020 e estes poucos dias depois vem à ideia a passagem duma interessante efeméride, como foi o início oficial do chamado Campeonato Nacional, com um Porto-Sporting histórico.

Com efeito, a 8 de janeiro de 1939 o FC Porto também venceu o Sporting por igual resultado, 2-1, mas invertendo-se os lugares, em jogo disputado na cidade do Porto, enquanto o mais recente e ainda tão presente foi em Lisboa, em casa do Sporting.

Acresce que a efeméride desta data, 8 de janeiro, remete também para esse encontro por mais uma razão, pois tal jornada foi um dia histórico para o clube e para o futebol português. Então, arrancava no campo da Constituição a versão definitiva da 1ª Divisão portuguesa, numa partida que colocava frente a frente FC Porto e Sporting. Com Mihaly Siska no comando técnico e Pinga como maior referência, Costuras marcou os golos do triunfo azul e branco por 2-1. Sendo o jogo deveras importante e decisivo, tendo contribuído para que, quase cinco meses depois, os Dragões conquistassem afinal, como festejaram, a conquista do título nacional.

= Equipa do FC Porto da Época 1938/39: campeões nacionais!
Em cima, da esquerda para a direita - Miguel Siska (treinador), Soares dos Reis, Sacadura, Guilhar, Manuel dos Anjos “Pocas”, Carlos Pereira, António Baptista, Reboredo, Rosado e Francisco Gonçalves (massagista); em baixo pela mesma ordem - Castro Ferreira, Lopes Carneiro, António Santos, Costuras, Artur de Sousa “Pinga” e Carlos Nunes.

Segundo está registado no livro “Rememorando – Resumo estatístico dos jogos entre o F.C.P. e o Sporting de 1933 a 1970” (em Compilação e Composição de Eduardo Pereira Araújo” e apresentação de Américo Magalhães, em 1970), eis os nomes e números desse jogo:

Campo da Constituição, F. C. Porto, 2 – Sporting, 1. Arbitrou Henrique Rosa.
As equipas alinharam
PORTO
Soares dos Reis, Carlos Pereira, Sacadura, Anjos, Reboredo, Baptista, Lopes Carneiro, A. Santos, Costuras, Pinga e Nunes
Sporting
Azevedo, Jurado, Galvão, Figueiredo, Paciência, Oliveira, Mourão, Soeiro, Rui, Canário e João Cruz.
Marcaram os golos
Pelo Porto – Costuras, 2; pelo Sporting – Soeiro.



= Em homenagem aos primeiros campeões, eis a equipa base dessa época, conforme imagem ao tempo fixada à posteridade em separatas e livros. Campeões Nacionais do FC Porto da Época 1938/39 - de cima para baixo: Soares dos Reis, Sacadura, Carlos Pereira, Manuel dos Anjos Pocas, Reboredo, António Baptista, Carlos Nunes, Artur Pinga, Costuras, António Santos e Lopes Carneiro. 

Assim sendo, olhando-se a tal jogo de princípio de 1939 ter sido decisivo para as contas finais dessa época, melhor dizendo para a atribuição do título nacional, é pois um bom augúrio no início deste ano de 2020 ter também o FC Porto um resultado idêntico, para mais obtido ainda fora de portas.

Quanto ao caso do jogo agora em apreço evocativo, recuando a 1939, ressalta nas atenções históricas o facto de então, a 8 de Janeiro de 1939, mais de 50 anos após o primeiro jogo de futebol em Portugal, se ter registado a estreia do Campeonato Nacional, prova que desde aí assumiu dimensão de mais importante competição. O FC Porto, treinado por Mihaly Siska, célebre ex-guardião portista, com uma equipa que girava em torno da genialidade de Artur Sousa (Pinga), venceu essa primeira edição, conforme sucedera no Campeonato de Portugal e na I Liga.

Reparando-se no que é transmitido pela imprensa, no grupo dos jogadores mais utilizados no FC Porto como totalistas sobressaía Artur de Sousa “Pinga”, um dos maiores talentos de sempre do futebol luso. Carlos Pereira, António Santos, Carlos Nunes e José Monteiro “Costuras”, este o melhor marcador, também estiveram em todos os jogos.

= Festa de Homenagem do clube aos campeões nacionais no antigo Campo da Constituição. Pose dos Campeões, jogadores, porta-estandarte e outros antigos jogadores simbólicos, mais elementos da comissão organizadora do evento. Em cima da esquerda para a direita- Carlos Nunes, Manuel Silva (Comissão Organizadora), António Teixeira (Comissão Organizadora), José Moreira (Comissão Organizadora), Ferreira (Comissão Organizadora), Jerónimo Faria, Joaquim Moreira Júnior (Atleta atletismo), Valdemar Mota (com a bandeira do clube), Álvaro Sequeira (atleta eclético), José Carlos Gouveia (Comissão Organizadora), Cândido Flórido (Comissão Organizadora), António Figueiredo (Comissão Organizadora) e Sacadura. Em baixo pela mesma ordem - Carlos Pereira, António Santos, Soares dos Reis (guarda-redes titular), Rosado (guarda-redes suplente), Manuel dos Anjos Pocas, Costuras, Vítor Guilhar, António Baptista e Reboredo.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário