Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 1 de janeiro de 2020

Efeméride duma “Boa Entrada” do FC Porto: Vitória sobre os argentinos do Lanus, no 1º de janeiro de 1952


Tal como agora aconteceu na transição de 2019 para 2020, também em tempos idos houve descanso de jogos de futebol em Portugal. Como é referido no livro da biografia de Barrigana, reportando ao começo de 1952: Então, após um pequeno interregno devido às festas de Natal, o FC Porto com Barrigana começava aquele ano de 1952 com o "Mãos de Ferro" alinhando contra o grupo argentino Lanus, no Estádio do Lima, encontro que o FC Porto venceu por 1-0.

Foi pois a 1 de janeiro de 1952 esse encontro internacional no Lima, estádio que o FC Porto ao tempo utilizava para jogos de maior afluência de público, derivado do campo da Constituição ser já pequeno em lotação possível e o estádio das Antas ainda estar em construção (seria inaugurado volvidos meses, em Maio).

A curiosidade maior, para lá da efeméride do dia em que lembramos a ocorrência, é o facto da equipa desse clube argentino Lanús ter sido, muitos anos depois, casa do atual guarda-redes titular do FC Porto, pois Marchesín defendeu a baliza do Lanús enquanto jogou na Argentina, antes de ter rumado ao México e depois ter aportado em boa hora no FC Porto.

Na ocasião, em janeiro de 1952 o FC Porto estreou também Zorgo, que dias antes assinara pelo clube  da Constituição e das Antas. E logo tendo tido uma estreia auspiciosa.

Desse sucesso é de registar também o facto de pouco antes a mesma equipa ter defrontado o Benfica em Lisboa, e dias depois, então no primeiro do janeiro, no Porto, o FC Porto ter feito melhor figura… e poderia até ter obtido resultado mais dilatado. Conforme reza a crónica de Rodrigues Teles, inserta no 3º volume da sua importante obra da História do FC Porto.


Ilustrando a efeméride, juntamos imagens de equipas do FC Porto de 1952. Estando na imagem cimeira, além dos mais conhecidos à posteridade, também Diamantino (autor do golo desse jogo; e primeiro em baixo, a contar da esquerda, na foto de cima), mais Vieira e outros que emparceiraram com Zorgo nos inícios de 1952. E na outra imagem (em baixo) também Américo, nesse ano de 1952 em que o então jovem guarda-redes Américo Lopes subiu à equipa principal e passou a fazer parte do plantel da primeira categoria (embora só já no princípio da seguinte década de sessenta conseguisse ficar com a camisola nº 1, por ter tido à sua frente Barrigana, primeiro, depois Pinho, e por fim Acúrcio).


Entretanto Zorgo poucos jogos fez pelo FC Porto, tendo marcado um golo na sua estreia oficial, logo de imediato a 6 de janeiro na vitória por 6-2 sobre o Oriental, mas após isso e depois de ter feito mais três jogos, deixou de alinhar na equipa principal. Possivelmente devido a questões burocráticas, pois houve notícias por essa altura que ele estava "preso" a uma equipa italiana (mas passada a fase de indefinição e sem ter conseguido lugar a titular nas Antas, continuou a carreira em Portugal passando por clubes como o Boavista e o Vila Real, para mais tarde ter sido treinador). Tendo esse jogador húngaro, enquanto esteve no FC Porto, ainda feito parte da equipa portista que alinhou em jogos de reservas e em formações mistas – como no caso de um jogo realizado em ida oficial a Moncorvo, terra do presidente Urgel Horta, em Abril do mesmo ano de 1952 (dentro das digressões da campanha de angariação de receitas para a construção do estádio das Antas). Estando Zorgo (em baixo, na quarta posição a contar da esquerda), na foto da equipa que alinhou ali nessa vila do Nordeste Transmontano. Em cuja festiva visita a equipa azul e branca teve Américo como guarda-redes e António Araújo (ao lado do presidente, na pose fotográfica) esteve como figura emblemática, ao género de embaixador, visto estar em fim de carreira devido a lesão que o reteve afastado longo tempo.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário