Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 31 de agosto de 2020

Efeméride da chegada de Miguel Arcanjo ao FC Porto, em 1951

No último dia do mês de agosto do já distante ano de 1951 chegava ao FC Porto Miguel Arcanjo. Sendo então nessa data do primeiro ano dos anos cinquenta que esse célebre futebolista passou a ser do grande clube da Invicta.

Ora, nesta ocasião em que precisamos bem de motivos de alento, tal os efeitos da pandemia do Covid-19, algo deveras amenizado com a recente conquista do título nacional de futebol pelo FC Porto e agora em pleno final do verão de 2020 continua com a esperança reforçada perante as atuais chegadas dos reforços Zaidu, Carraça, Cláudio Ramos e Taremi, para já, calha bem recordar uma aquisição de outrora, a propósito, por quanto foi importante e bem-sucedida. Tal o caso de Arcanjo, que veio para o FC Porto a 31 de agosto de 1951.

= Ficha de Miguel Arcanjo, na coleção “Ases do desporto”, em 1960

Então, com a vinda de Miguel Arcanjo «tinha início uma nova era no eixo defensivo azul e branco. Vindo de Angola, o jovem central só se estrearia dois anos depois de aterrar na Invicta, já que sofreu uma grave infeção ocular que Urgel Horta e Cesário Bonito – dois médicos que foram presidentes da instituição portuense – ajudaram a curar. Com a vista salva, Arcanjo envergou o brasão abençoado em mais de três centenas de partidas ao longo de uma dúzia de temporadas. Lado a lado com lendas da nossa história como Virgílio e Pedroto, o defesa contribuiu para a conquista de dois Campeonatos Nacionais e de duas Taças de Portugal». Como é bem relembrado nesta data pela newsletter Dragões Diário.

Assim sendo, e porque neste blogue já evocamos anteriormente o percurso do “nosso” Miguel Arcanjo, desta vez recordamos esse verdadeiro anjo da mística portista com uma outra curiosidade: Como ele via as férias em tempo de jogador. Tal qual, já quando era um dos símbolos da equipa principal portista, foi incluído no lote dos entrevistados pelo órgão informativo do clube em período de férias, a dar sua visão desse tempo de descanso e veraneio. Através de cuja narrativa do diálogo se fica também com ideia de características desse tempo. Como ficou impresso no jornal O Porto, em sua edição de 24 -7-1957:


Nota Bene:  A propósito, reveja-se o anterior artigo anteriormente publicado neste blogue, a recordar Miguel Arcanjo, em 

- Miguel Arcanjo: Um Arcanjo azul e branco...

Armando Pinto

((( Clicar também sobre as imagens )))


Sem comentários:

Enviar um comentário