Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 19 de agosto de 2020

Vitória memorável em viagem reluzente!


Com o século XXI entrado há alguns meses, ainda sob efeitos do verão dessa nova era, decorria o tempo jubilar do chamado Ano Santo de 2000 quando, no âmbito desse Jubileu, houve uma campanha de viagens excursionistas à Terra Santa. E, enquanto decorria uma dessas excursões de turismo religioso, o FC Poro entrava no Campeonato Nacional maior a jogar em casa diante do grande rival Benfica. Algo que então ocorreu com boa gente longe de casa, assim. Como aconteceu comigo, que, aproveitando essa campanha de melhores possibilidades, também fui de abalada até às paragens de Israel e mesmo lá, onde viveu Cristo, tinha na cabeça o que poderia acontecer no Porto, em pleno estádio das Antas.


Ora, antes deixara recado a meu filho para, logo que terminasse o jogo, me ligasse a dizer o resultado. Sendo que por acaso nesse ano e por via dessa saída ao estrangeiro, passara a ter telemóvel (pois anteriormente ainda não necessitara disso, por não estar ainda habituado, entretanto). Sendo que o jogo, perante a diferença horária, me apanhava lá no Oriente a horas adiantadas da noite. Contudo, com o cansaço das andanças pelos variados pontos do interessante itinerário de vários dias, no dia do jogo, sendo bem noite onde estava, adormeci mesmo a sono pegado. Havendo sido a minha esposa que, no quarto do hotel, atendeu a chamada e primeiro ficou a saber o resultado. De modo que ao raiar da manhã, mal abri os olhos, vi logo a cara sorridente dela a dar-me a boa nova.

A paisagem da claridade da cidade santa dera lugar à reluzente noite passada em Jerusalém, enquanto na cidade Invicta o FC Porto derrotava o Benfica, por dois golos a seco, categoricamente. Enchendo-me o peito de melhor palpitação, diante de tudo o que me satisfazia os sentidos.


Que alegria senti então, a tornar ainda mais feliz essa estada em bom lugar, dando mais prazer ao poder visitar aqueles sítios de que tanto ouvia falar e conhecia de leituras e filmes, desde a catequese em criança, até noticiários pela vida fora.  

Pois então o Porto vencera o Benfica, concludentemente. No princípio do Campeonato iniciado nesse mês de agosto de 2000. E essa vitória ficou cá na retina dos sentidos como momento marcante dessa inesquecível viagem turística.


De tal recordação inesquecível ilustra-se a lembrança através do que sobre o jogo foi registado na revista Dragões. Para avivar narrativa dos números, entre memórias bem marcantes.  




Armando Pinto
(((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário