Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 1 de agosto de 2020

FC Porto vence a Taça de Portugal / 2020, faz a “Dobradinha”, derrota o clube do regime e o grupo da arbitragem vergonhosa. Desta vez e mais uma vez o bem conseguiu vencer o mal… ainda bem!


Resume-se no título tudo, praticamente. Nisto que se regista, pois tamanho feito tem de ser fixado memorialmente, depois do FC Porto ter jogado contra o dobro de adversários dentro do campo e conseguido pôr de cara ao lado tantos aziados de fora do campo, é obra.


Assim, com a vitória por 2-1, escassa para tanto domínio e não robusta por o árbitro e seus assistentes e colaboradores tudo terem feito para contrariar, o FC Porto vence também a Taça de Portugal, fazendo a chamada Dobradinha de juntar o título de Campeão à Taça e venceu o Benfica pela 3ª vez na mesma época, por sinal a mais longa de sempre devido ao surto do Covid.


Num Estádio Municipal de Coimbra vazio, devido às normas governamentais derivadas do Covid-19 (que permitem espetadores em touradas e espetáculos com políticos, mas não no futebol atualmente…), o FC Porto, reduzido a 10 jogadores desde os 38 minutos, por expulsão de Luis Díaz, marcou por Chancel Mbemba, aos 47 e 57 minutos, com o Benfica a reduzir por Carlos Vinícius, aos 84, na marcação de uma grande penalidade inexistente.


No final do jogo, depois de ter visto os momentos finais da primeira parte e toda a segunda metade na bancada, por ter sido expulso, Sérgio Conceição emocionou-se no final do jogo.


O clube dragão, que não vencia a Taça desde 2010/2011, aquando da anterior 'dobradinha', somou o 17.º troféu desta Taça de Portugal. Tanto andaram os jornaleiros da comunicação social a lembrar resultados de finais anteriores que esqueceram os resultados mais recentes da época agora terminada…. e têm de engolir em seco, por fim.


Com esta brilhante e sofrida vitória, por ter de ser contra tudo e todos os corruptos do desporto nacional, FC Porto vence o Benfica por duas bolas a uma e conquista assim a sua 17ª Taça de Portugal. Mbemba foi o autor dos dois golos do FC Porto. Os dragões jogaram com 10 unidades desde o 38º minuto, por arte do árbitro Soares Dias, como viu ainda o treinador Sérgio Conceição ser também expulso por arte de pastelaria e charcutaria do árbitro e seu braçal Mota, no decorrer ainda da primeira metade da partida. Chegando ao cúmulo, com o VAR incluído, de terem inventado um penalti quase no fim a ver se ainda conseguiam alguma coisa. Mas a garra e valor dos jogadores do FC Porto fez com que a luta contra o mal desta vez saísse vitoriosa. E o FC Porto aí está com mais uma Taça de Portugal, fruto da Raça à Porto.


Agora há que saborear isto, a vitória do valoroso mérito e a derrota dos batoteiros sistemáticos.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário