Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 1 de agosto de 2020

Nove anos de Porto Canal… à Porto!


A 1 de agosto de 2011 o FC Porto passava a ter seu canal de televisão. Tal como os dois rivais de Lisboa já tinham há algum tempo, mas com diferenças substanciais. Pois que enquanto Benfica e Sporting criaram canais televisivos exclusivamente dedicados a assuntos dos respetivos clubes e apenas olhando a seus interesses, o FC Porto enveredou por um canal generalista, englobando temática portista misturada com programas de teor nacional e sobretudo regional, com o Norte a ter finalmente um canal defensor. O único fora de Lisboa.


Então, «há nove anos, o FC Porto assumia o controlo do Porto Canal. Pela primeira vez, um clube desportivo passava a dispor de um canal generalista, o único de alcance nacional não sedeado em Lisboa, mantendo até aos dias de hoje uma grelha de programas diversificada, com conteúdos FC Porto, informação geral e entretenimento, e foco na região Norte.»


Ora, o aparecimento e existência continuada do Porto Canal veio aproximar muito mais o FC Porto ao país real e a todo o mundo, afinal. De modo particular porque o FC Porto não contava para os canais de televisão lisboetas. Como lembra tempos em que, pelos idos anos de sessenta e setenta, do século XX, se via jogos de Benfica e Sporting na RTP, canal estatal e único ao tempo, quer em jogos de futebol, como de diversas outras modalidades, e do FC Porto, nada de nada. Apenas aparecia algo do FC Porto na televisão durante a Volta a Portugal em bicicleta, porque os corredores do Porto venciam muito mais vezes que os outros. Daí que também o ciclismo ficou mais enraizado nas gentes portistas mais atentas, por ser no ciclismo uma vingança sobre as tropelias do futebol, já que nas corridas não havia árbitros comandados pelo sistema reinol. Acrescendo mais, já na atualização do tempo, que com o surgimento de novos canais mais se acentuou o faciosismo sulista e elitista. Ao passo que o FC Porto estava muito remetido à área metropolitana, sendo que equipas e atletas de modalidades ditas amadoras eram quase só do conhecimento dos espetadores com mais facilidade de assistirem a jogos e eventos no estádio ou pavilhões. Algo que logo alterou tudo, com tudo o que é do FC Porto a aparecer no ecrã televisivo do Porto Canal. Além do FC Porto ter podido passar a fazer algum contraditório às campanhas da segunda circular da capital mandona da nação. A partir que pudemos ter vozes como as de Francisco J Marques, Bernardino Barros, Diogo Faria, Pedro Bragança, José Cruz, Rita Moreira, entre os mais incisivos aqui na visão pessoal, mas também todos os outros que podemos englobar num etc… para não esquecer ninguém, afinal.


Claro que nem tudo tem sido à medida do que sempre queremos diante da grandeza em que temos o FC Porto, nomeadamente em programas de cariz memorial sobre a história do FC Porto, e algo de informação mais voltada às expetativas dos adeptos genuinamente portistas, mas o caminho faz-se caminhando. E o importante, além de tudo o mais, é que o FC Porto tem o seu canal de televisão, que pode ser visto e acompanhado por toda a gente. E não há gente como a Gente Portista!


(Ilustrando a lembrança desta efeméride, junta-se nota de registo publicada na revista Dragões, à época.)

Armando Pinto - 1 de agosto de 2020
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário