Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 17 de agosto de 2020

“Teresa Herrera” do FC Porto – o prestigiado torneio espanhol conquistado pelos Dragões em 1991


Noutros tempos a época futebolística em Portugal tinha percurso diferente, principiando com o Campeonato Regional da Associação, para apuramento dos participantes no Campeonato maior português; seguindo-se o chamado Campeonato Nacional, a acabar em Março, para de seguida haver a campanha das eliminatórias e decisão da Taça de Portugal de enfiada; voltando a época seguinte com o Torneio Início da Associação e assim sucessivamente. Acontecendo que depois pelos anos sessentas o Campeonato Nacional da 1ª Divisão começava sensivelmente a meio de setembro, intercalando com jogos da Taça de Portugal, até que pelos anos de oitenta e noventa isso foi evoluindo, de modo que o pontapé de saída do Campeonato da Liga atual passou a ser já com agosto entrado, na aproximação também do arranque das competições europeias. Porém, nos dias que correm, perante a pandemia vigente foram trocadas todas as voltas, como se sabe. Cujo início tardio de volta este ano faz lembrar tempos em que na pré-época dava tempo para participações em torneios de cartaz.


Ora um dos Torneios de princípio de temporada futebolística, antigamente de grande prestígio, era o Teresa Herrera da Corunha, na Galiza. Um clássico do futebol internacional, de criar água na boca tamanha era a honra de participar e sobretudo glória de vencer, por esses tempos. Acontecendo que em 1991 o FC Porto foi convidado como um dos grandes da Europa que era já, e fazendo jus à sua auréola conquistou categoricamente essa edição do Torneio Teresa Herrera, na Corunha. Depois de ter vencido o Real Madrid por 2-1 no primeiro encontro, seguiu-se a confirmação diante da equipa da casa, tendo a 17 de agosto desse verão de 1991 os dragões derrotado o Deportivo da Coruña por 1-0, com um golo de Aloísio marcado no penúltimo minuto da partida. Numa autêntica apoteose à campanha da equipa treinada por Carlos Alberto Silva, que realizou dois encontros fantásticos e trouxe para casa o troféu que está patente na AT Constelação do Dragão, do Museu FC Porto by BMG, entre outros prestigiados trofeus de torneios de grande gabarito.


Assim, para a história e na retina da memória ficou esse fim de semana dessas jornadas na zona noroeste da vizinha Espanha. Onde, ultrapassado primeiramente o Real Madrid de Butragueño, Hierro, Hagi, Prosinecki, Luis Enrique e de outros nomes incontornáveis da história do futebol, o FC Porto subiu ao relvado do Riazor para disputar a final do Troféu Teresa Herrera. E ali, na Corunha, os Dragões tiveram pela frente um Deportivo que, na véspera, havia eliminado o Ajax, da Holanda. Entre as duas equipas azuis e brancas do norte peninsular o jogo pautou-se pelo equilíbrio, quão entre duas fortes equipas havia reconhecimento mútuo de idêntico valor, à época. Tendo então o derradeiro jogo da prova sido decidido já quase no fim, ao minuto 92: «Após livre de Timofte pela direita, Aloísio voou mais alto e marcou aquele que, anos mais tarde, viria a considerar “o golo mais importante” da sua vida. Graças a ele, o FC Porto erguia o prestigiado troféu numa temporada em que a turma de CAS reconquistaria o título nacional.»


Disso se recorda e ilustra tal feito com páginas da revista Dragões, do mês seguinte a essa conquista.







Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário