Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 22 de agosto de 2020

Ilustração do Currículo do ciclista campeão Azevedo Maia, do FC Porto


Em homenagem póstuma a Azevedo Maia, ciclista tão admirado pelo autor deste blogue (quão simpatizava com ele na minha infância, como um dos ciclistas que mais gostava quando vencia qualquer coisa pelo FC Porto, ombreando nas minhas expetativas com Sousa Cardoso, Mário Silva, Carlos Carvalho, José Pacheco, Ernesto Coelho, Joaquim Leão, etc.), pelos idos anos da primeira metade da década dos anos 60, no acompanhamento do ciclismo do FC Porto… E depois das crónicas aqui já fixadas anteriormente, em narrativas de evocação, primeiro, e por fim de nota sobre seu falecimento… Eis uma resenha de sua carreira, em sumária galeria do palmarés que alcançou:

Alfredo Azevedo Maia

Nascido a 30-12-1937, em Vilar do Pinheiro, concelho de Vila do Conde, distrito do Porto, Portugal. Falecido a 10 de agosto de 2020, em Argenteil (arredores de Paris), França.

Foi ciclista Profissional do FC Porto (única equipa que representou), de 1955 a 1965.
(De 1955 a 1957 nas categorias jovens e de 1958 a 1965 na categoria superior de Independentes / Profissionais)

Currículo desportivo
de classificações mais importantes, individualmente, com a camisola do FC Porto, também:

- 1958
Em Portugal - 1º na 4ª Etapa do Grande Prémio Vilar.

- 1959
Em França - 3º no Paris - Mantes, Mantes (Ile-de-France).
Em Portugal - 1º na 4ª Etapa da Volta a Portugal, terminada em Tavira. 2º na 13ª Etapa da Volta a Portugal, em Vila do Conde.

- 1960
Em Portugal - 1º no Campeonato Nacional de Ciclo-Cross (Campeão). 1º no Campeonato Nacional de Estrada, Elite (Campeão Nacional de Fundo).
Em Marrocos - Participação no Campeonato do Mundo de Ciclo-Cross. 3º na 4ª Etapa da Volta a Marrocos (Tour du Maroc), Essaouira / Marrakech-Tensift-Al Haouz.


-  1961
Em Portugal - 4º no Campeonato Nacional de Estada, no escalão Elite, em Carcavelos (Lisboa). 2º na 1ª Etapa da Volta a Portugal), na cidade do Porto. 1º no Porto – Lisboa. 4º no Circuito de Cartaxo.

- 1962
Em Portugal - 1º na 5ª Etapa da Volta a Portugal, terminada em Beja. Vestiu um dia a Camisola Amarela da Volta a Portugal (tendo alcançado esse posto de melhor da Geral após a etapa Tavira-Évora, ganha pelo seu colega de equipa Ernesto Coelho, tendo ele ficado com o melhor tempo total nessa fase da prova). 4º na Classificação Geral final dessa Volta a Portugal. 4º na 3ª Etapa do Grande Prémio Robbialac, em Tavira. 3º no Campeonato Nacional de Estada, Elite, no Porto. 6º no Porto – Lisboa.


 - 1963
Em França - 1º no “Grand Prix Epernan” e no “Grand Prix Gretz S. Laing”.
Em Portugal - 1º na Classificação Geral (vencedor) da Volta ao Algarve. 1º na Corrida “Libras de Ouro” da Figueira da Foz (corrida de perseguição). 10º no Porto – Lisboa. 4º na 13ª Etapa da Volta a Portugal, em Loulé. 4º na Classificação Geral final da Volta a Portugal. 7º no Circuito da Malveira.

- 1965 - 1º na 2ª Etapa da Volta a Portugal, com meta no Porto.


- Coletivamente, na Volta a Portugal, fez parte das vitórias do FC Porto na classificação por equipas nas Voltas de 1958, 1959, 1962 e 1964.


Armando Pinto

= Obs.:  As imagens são do arquivo pessoal ao autor (sendo as coloridas recebidas recentemente através do amigo sr. Ernesto Coelho, captadas fotograficamente pela filha de Azevedo Maia a partir de quadros envidraçados).

AP

Sem comentários:

Enviar um comentário