Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 24 de agosto de 2020

“24 de AGOSTO DO PORTO” – “Regresso” do futebol do FC Porto !


A data de 24 de agosto é historicamente ligada ao Porto, sendo como foi da Revolta Liberal que em 1820 imprimiu mais uma faixa icónica do caráter da Invicta cidade da Liberdade. Acontecendo que este ano, com os contornos da pandemia que assola o mundo e em Portugal tem tido diferenciais, como é público, ocorre nesta data, de 2020, o começo de nova época do futebol para a equipa principal do FC Porto, com o regresso do plantel e seus responsáveis ao trabalho.´

Passados 200 anos da heroicidade de uns Fernandes Tomás, Ferreira Borges e Cª, incluindo a soldadesca e a populaça do tempo, há agora uns Pinto da Costa, Luís Gonçalves, Vitor Baía, Fernando Gomes, Sérgio Conceição e sua equipa, mais todo o plantel e a massa anónima mas fiel da família portista a engrossar as hostes da causa justa.

Começa assim nova temporada, à imagem de anteriores, com a diferença de ambientes do antigamente das Antas para o agora resguardo do Centro de Treinos em Gaia, no Olival. 


Neste contexto e pertinência de lembrança, vem a talhe recordar o princípio de época noutras épocas, em tempos idos. Como, pelas imagens que se juntam, se pode recordar aquando do também regresso do treinador Pedroto às Antas, em 1975 (conforme a foto cimeira) e nas apresentações da equipa nos tempos dos treinadores Robson e António Oliveira, mais precisamente em 1994 e 1996 (com imagens de páginas da revista Dragões). A trazer à memória tempos de apresentação da equipa quer em ampla sala de reuniões do departamento de futebol, como com ambientes de receções dos sócios a todo o mundo portista, nessas épocas de antanho.



Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

2 comentários:

  1. Li hoje na afirmação num post dum amigo que o seu trabalho a favor do F. C. do Porto é por paixão e carolice para com o clube, não tendo grandes contactos com pessoas do clube. Louvo seu trabalho e elejo tanto esforço por amor ao Porto. Gabo a sua maneira de ser, sem esperar favorecimentos nem andar com vedetismos. Admiro que muito do que escreve leva outros depressa a publicarem no facebook e outras redes fotografias dos mesmos temas. E o Armando Pinto no seu jeito discreto continua na sua, a publicar o que lhe vai lembrando em nome da história do F. C. do Porto. Grande abraço.

    ResponderEliminar
  2. Enorme José Maria Pedroto e Bobby Robson...F.C.do Porto...sempre a crescer...obrigado Armando Pinto.

    ResponderEliminar