Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 14 de julho de 2020

Efeméride da apresentação do treinador Pedroto regressado às Antas em 1976


A 14 de julho de 1976 iniciava-se novo ciclo na vida do FC Porto, com a abertura dos trabalhos da equipa sénior para a nova época do futebol do clube, sendo como é o desporto-rei mola mais forte da engrenagem desportiva e portista. Surgindo então, como depois se comprovou, um forte impacto no Universo Porto, com a entrada em funções do treinador José Maria Pedroto, que regressava assim ao FC Porto.

Pedroto, já se havia comprometido tempos antes através de conversações com Jorge Nuno Lima Pinto da Costa, e entretanto assinara contrato com o clube na presença do presidente Dr. Américo Sá, voltando então a entrar nas Antas como pessoa grata do FC Porto, depois de levantado em Assembleia Geral de sócios o processo anterior impeditivo que faz parte da história.


Com efeito, nesse dia do verão de 1976, o novo treinador e velho conhecido Pedroto era apresentado aos futebolistas e dirigentes do clube da bandeira de duas listas azuis ladeando a branca das “asas dos poetas”, «no sagrado balneário azul e branco». Por ação direta de Jorge Nuno Pinto da Costa, ao tempo recém-empossado como diretor do departamento de futebol, o treinador José Maria Pedroto «regressou às Antas para dar início a uma verdadeira revolução na instituição portuense e no futebol português. Lado a lado com Pinto da Costa, o Mestre reconduziu o FC Porto ao trilho das vitórias, reergueu a confiança tripeira e tornou o emblema da Invicta num dos mais respeitados do país, da Europa e do Mundo do futebol. Com Pedroto, acabou a hegemonia dos clubes da capital, acabou o síndrome da ponte e acabaram-se os bons rapazes do Norte»...


Nesta fase do campeonato atual (entenda-se época de confinamento da pandemia, que atrasou tudo e inclusive o desenrolar do campeonato de futebol de 2019/2020), quando o FC Porto está prestes a conseguir o 29.º título de vencedor do Campeonato Nacional (da Liga portuguesa, como agora se diz), e os fanáticos do regime na comunicação social andam a tentar fazer esquecer isso com novelas de novos treinadores para o clube dos corruptos e a procurarem passar outra esponja sobre os casos de tribunal do presidente encarnado… é pois uma boa oportunidade de evocar esse ato que foi o regresso de Pedroto ao FC Porto, em 1976. Dando-se aí, como sucedeu, um volte face na história.


Na oportunidade, recorda-se isso com imagens coevas de tal ocorrência, da apresentação do treinador, conforme ficou registado nas páginas do jornal O Porto.

Armando Pinto - 14 de julho de 2020

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário