Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 9 de julho de 2020

Vitórias de Fernando Moreira e Artur Coelho do FC Porto na Clássica 9 de Julho – Volta a S. Paulo, no Brasil


A data de 9 de julho, por motivos da memória histórica brasileira, há muitíssimos anos que é assinalada com a realização da corrida de ciclismo que tem esse nome, a Clássica “9 de Julho”, como é conhecida a Volta a São Paulo. Circuito em torno da grande metrópole paulista, de grandes tradições internacionais no mundo do ciclismo. Prova que ao longo dos anos foi contendo inscrição na lista de honra de muitos e bons estrangeiros, além de brasileiros, tendo também alguns vencedores portugueses, entre os quais dois portistas. Como foi o caso primeiro do triunfo de Fernando Moreira e, alguns anos depois de Artur Coelho, em 1949 e 1957, respetivamente (sendo as restantes vitórias portuguesas através do sangalhense Alves Barbosa, por duas vezes, em 1952 e 1955, de permeio em espaço cronológico. Enquanto uma outra prova chamada Volta a S. Paulo, mas não incluída na clássica 9 de julho, teve alguns outros portugueses vencedores, mais tarde).

Fernando Moreira em seu tempo foi ídolo das multidões pelas estradas portuguesas e não só. Tendo vencido uma Volta a Portugal, uma clássica Porto-Lisboa e diversas provas enquanto esteve em Portugal, tendo depois andado mais pelo estrangeiro (até regressar a Portugal, por fim, já em fim de carreira).  Artur Coelho era conhecido por "papa etapas", por vencer muitas corridas e etapas de grandes provas, tendo a nível de clássicas a brasileira de São Paulo sido sua maior glória.

= Artur Coelho em troca de gentilezas com Alves Barbosa, recebendo um galhardete com o símbolo de Portugal e entregando um do FC Porto, conforme ficou registado em reportagem do jornal O Porto)

Ora, passa assim nesta data a efeméride desses trunfos de ciclistas do FC Porto na grande nação irmã. Tendo sido em 1949 a vitória de Fernando Jorge Moreira e em 1957 de Artur Guimarães Coelho – como consta do quadro de triunfadores da Volta ao Estado de São Paulo (Brasil).


Pois então, a ida de Fernando Moreira ao Brasil revestiu-se de inusitado interesse nacional, ao tempo, a pontos de ter merecido referência na revista Stadium a sua partida (vendo-se que essa revista sediada em Lisboa dava particular espaço a tudo o que fosse da área de Lisboa mais vale do Tejo e das restantes partes do país simples anotações de passagem). Como se pode constatar pela coluna inserta na Stadium de 6 de julho de 1949.


Já após a vitória de Fernando Moreira, mas porque à época havia grande distanciamento na chegada e consequente publicação de notícias de longe, a mesma revista anunciava o feito do ciclista nortenho com uma coluna pequena, sem grandes pormenores, na edição mais próxima, de 13 de julho.


Até que depois, no respetivo número de 20 de julho era dado conta da chegada do vitoriado ciclista a Portugal.


Volvidos anos, a vitória de Artur Coelho em 1957 foi noticiada no jornal O Porto e ainda pelo menos no Diário de Lisboa, cuja nota de reportagem foi transposta pelo autor destas linhas para o livro historiador dos ciclistas naturais de Felgueiras que andaram na alta roda do ciclismo.



Assim sendo, como no referido livro (publicado e apresentado já estre ano, em março, antes do confinamento social provocado pelo Covid-19), dispensa-se mais anotações agora, bastando vislumbre de algumas páginas do mesmo livro do autor, também. Onde consta a biografia e currículo de Artur Coelho (assim como também de Joaquim Costa e Albino Mendes que correram pelo Académico, tendo estes participado em duas Voltas a Portugal, igualados em número mais tarde por Miguel Magalhães ao serviço do Paredes, bem como ainda representou a equipa Zala).

Para o caso, então, conta o que sobre a vitória internacional de Artur Coelho está nessas páginas.


Na pertinência do tema, recorde-se ainda o que sobre Artur Coelho foi escrito também pelo autor destas linhas em artigo publicado em 2009 na revista Mundo Azul, do Conselho Cultural do FC Porto.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))


Sem comentários:

Enviar um comentário