Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 15 de julho de 2020

Recordando: Vitória de Custódio Gomes e do FC Porto no II Prémio Indústrias Couto – em 1973


No pino do calor de verão de 1973 o domingo de meio de julho marcava no calendário o dia 14. Data que, tal como em França é dia comemorativo da Bastilha, em Portugal foi então, entre naturalmente outras ocorrências, dia de festejo final da segunda edição do Prémio Industrias Couto em ciclismo. Prova que, ao fim das duas etapas que a compunham, teve triunfo individual do portista Custódio Gomes e coletivamente do FC Porto, também.


(Sendo esta, afinal, mais uma efeméride de um triunfo portista que apraz relembrar por estes dias, e como na mesma data outras ocorrências se perfilaram dos registos do dia, anota-se esta outra no respetivo anuário memorando, agora igualmente.)

Foi então a 14 de julho que, triunfando na segunda etapa, Custódio Gomes conseguiu ser o melhor da classificação geral, vencendo esse II Prémio Indústrias Couto, do calendário de ciclismo em Portugal.


Dessa corrida regista-se sumária narrativa e classificações da etapa final e da geral individual e por equipas, conforme foi publicado no jornal O Porto a parte correspondente ao ciclismo portista, naturalmente. Entre anotações que ajudam a fazer história, como proporcionava esse ao tempo órgão do clube azul e branco, de publicação semanal.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário