Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 20 de julho de 2020

Emídio Pinto: Ciclista do FC Porto evidenciado em julho de 1957 (vencedor do I G.P. Vilar e do Circuito de Fafe).


No calor de julho de 1957, tempo tradicional de corridas de ciclismo, o histórico ciclista Emídio Pinto esteve em evidência, saindo então vencedor de duas provas de impacto no calendário português da modalidade das bicicletas de corrida. Tendo triunfado no I Grande Prémio Vilar e no Circuito de Fafe.

Ora, já neste espaço de memória foi relembrada a vitória de Emídio Pinto no Grande Prémio Vilar de 1958. Desta feita evoca-se anterior triunfo em 1957, também.  Deitando olhos e mãos (mais digitalização) ao que foi e está publicado no jornal O Porto, em sua edição de 17 de julho de 1957.


Nesse mesmo número do referido jornal, órgão informativo do FC Porto que felizmente foi registando tantas ocorrências a que os jornais de Lisboa fizeram vista grossa (e como tal enganam pesquisas através desses meios), também consta a chegada de Artur Coelho no seu regresso vitorioso do Brasil, após a vitória na clássica 9 de Julho-Volta a São Paulo” de 1957. Sendo que nessas temporadas como a equipa portista era muito valorosa, com vários corredores de nível elevado, era normal andarem diversos ciclistas azuis e brancos espalhados por diferentes provas e diversificados pontos do mapa.

Curiosamente em livros, quer de desporto em geral como sobretudo de ciclismo, mais publicações diversas e nas estatísticas de alguns órgãos informativos e até inclusivamente no “site” da Federação Portuguesa de Ciclismo, aparecem referências ao Grande Prémio Vilar como iniciado em 1958, quando teve uma anterior edição em 1957. Com a diferença que o I Grande Prémio Vilar foi corrido num  só dia, contudo com 2 etapas (uma de estrada e outra de pista) e os seguintes já em vários  dias e mais etapas, mas com o mesmo nome e organização sob a mesma égide. 


Pois então, nesse mês de julho de 1957 Emídio Pinto abriu o livro da história dessa prova que teve edições nos anos finais da década de 50 e mesmo entrando ainda na seguinte, pelo menos até 1960. E no dia seguinte, no fim-de-semana de meio desse mês de julho de 1957, venceu também o Circuito de Fafe. Como está escarrapachado no jornal O Porto e aqui se relembra, para constar.


Nota: Recorde-se o que neste blogue já foi registado sobre a outra vitória de Emídio Pinto, em 1958 (clicando aqui).

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário