Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 1 de maio de 2021

ADRIANO QUINTANILHA: O HOMEM DA W52 DO REGRESSO DO CICLISMO AO FC PORTO

O ciclismo desde sempre foi uma modalidade desportiva muito apreciada no seio do grande clube sócio-desportivo Futebol Clube do Porto. Sendo os ciclistas que representam o clube, ao longo dos anos, muito acarinhados na família portista, e muitíssimo admirados entre os apoiantes dragões. E, como tal, o ciclismo dentro do FC Porto teve sempre um lugar especial no coração dos portistas. De modo que mesmo os diretores e treinadores, ou seja os sucessivos comandantes do ciclismo azul e branco, foram conhecidos e estimados entre os seguidores portistas.

Ora, o ciclismo no FC Porto teve uma era antiga e tem uma atual, em idades de tempo. À imagem dos compartimentos da História: uns tempos de Antes e Depois… da pareceria atual com a W52.

Assim sendo, noutros tempos o ciclismo do FC Porto teve grandes diretores, que lidaram diretamente com a secção de ciclismo e os ciclistas, servindo de elo de ligação com a direção, enquanto eram responsáveis pela ação da atividade ciclista. Tais os exemplos dos antigos diretores Carlos Machado, António Rial e Manuel Vinagre, depois João de Sá Saldanha e Joaquim Garcia Ribeiro Teles, seguidamente o diretor Luís Retumba, até que houve o dedicado João Rodrigues, diretor durante muitos anos, bem como ainda Manuel Soares dos Reis, antigo guarda-redes internacional de futebol (Soares dos Reis I), que como diretor esteve deveras ligado ao ciclismo, tendo acompanhado as equipas de ciclismo do FC Porto durante alguns anos em corridas e nas Voltas a Portugal. E ainda diretores com funções alargadas de treinadores, como no caso de Franklim Cardoso, por exemplo. Mais tarde desempenharam idênticas funções diretivas homens como Venceslau Teixeira, José Rodrigues Pinto, Costa Ramos, Abílio Lemos, etc. Mais diretores técnicos como Onofre Tavares e Emídio Pinto, entre diversos outros. Durante a fase antiga do ciclismo como modalidade do ecletismo do FC Porto.

Na nova era, da parceria do FC Porto com a W52, o homem forte é Adriano Quintanilha, dono da empresa W52 e da equipa da empresa. Enquanto na junção com o FC Porto naturalmente a equipa passou a ter como Presidente Jorge Nuno Pinto da Costa, da Direção do FC Porto, e como Diretor responsável e homem forte Adriano Teixeira de Sousa “Quintanilha, bem como também a diretor desportivo Nuno Ribeiro e responsável de acompanhamento à equipa Maximino Pereira.

Adriano Quintanilha é pois homem a quem se deve a situação do ciclismo português, salvo por assim dizer do declínio em que se afundava, e mais ainda como autor principal do regresso do ciclismo ao FC Porto, de que obviamente Pinto da Costa foi mentor, na parceria apresentada e aceite, respetivamente.

~~~***** ~~~

= Adriano Quintanilha no tempo da Presidência do FC Felgueiras

Adriano Teixeira de Sousa, como é seu nome completo de registo e batismo, é natural do concelho de Felgueiras, onde nasceu a 1 de Maio de 1953 na antiga freguesia de Várzea (hoje da União de freguesias da cidade, ou seja União das Freguesias de Margaride, Várzea, Lagares, Varziela e Moure). Popularizado pelo conhecimento de Quintanilha, é um empresário de sucesso, depois de ter começado a trabalhar muito cedo por conta de outros, e que subiu a pulso, tendo já por sua conta revolucionado o comércio em Felgueiras e depois se alongado para novos horizontes. Sendo hoje um homem forte de negócios de roupa da marca W52, com fábrica e lojas. E sobretudo dono da equipa W52-FC Porto, este ano W52-FC Porto-Reconco. Mas, mais que tudo, um apaixonado do ciclismo.

Na vida ativa do desporto Adriano Quintanilha começou como praticante especialista de provas de perícia automóvel em Felgueiras, depois passou pelo futebol como co-fundador do clube de futebol da sua terra, inicialmente conhecido por Calvário Várzea e depois institucionalizado como Várzea Futebol Clube, até que aceitou ser colaborador do histórico Futebol Clube de Felgueiras, no qual primeiro foi diretor e vice-presidente alguns anos, e por fim presidente durante uma época. Tendo anos mais tarde então enverado pelo dirigismo no ciclismo, a sua grande paixão desportiva de há muitos anos. Sendo agora figura de proa no mundo do FC Porto, também.

Não vamos aqui repetir o que já sobre ele foi escrito, pelo autor destas linhas também, no livro “Ciclistas de Felgueiras”, publicado no passado ano de 2020; nem alongar sobre o que está idealizado para um possível trabalho futuro. Apenas se assinala a sua ligação ao FC Porto, a propósito da passagem de seu aniversário natalício.

Adriano Quintanilha tem sido um bom colaborador com o FC Porto e sobretudo amigo e admirador do clube de seu amigo Jorge Nuno Pinto da Costa. Enquanto, durante os anos de existência da equipa W52-FC Porto, tem sido este um projeto vencedor. Estando pois o ciclismo reforçado como modalidade portista de impacto vitorioso.

Recorde-se que no ano de 2016 Quintanilha subiu mesmo ao palco da cerimónia dos Dragões de Ouro, recebendo a distinção relativa ao ‘Projeto do Ano’ do distinto galardão oficial do clube azul e branco, devido à prestação da equipa ‘W52-FC Porto’. E em 2019 repetiu a ida ao estrado principal da gala dos Dragões de Ouro, recebendo então pela W52 o Dragão de Ouro de “Parceiro do Ano”.

Pois neste dia, em que ocorre mais um aniversário de seu nascimento, o amigo sr. Adriano Quintanilha merece bem felicitações extensivas.

- Parabéns amigo senhor Quintanilha, por tudo e por mais este seu aniversário ! 

Muitas felicidades e muitos anos de vida !!!


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário