Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 18 de abril de 2020

Efeméride do Título Nacional do Voleibol Portista em 1975 e extensivo historial da secção no clube


A propósito da passagem do 45º aniversário da conquista de mais um título nacional do FC Porto através da antiga equipa masculina de voleibol, calha desta vez uma boa oportunidade de ser evocado o historial dessa modalidade dentro do Futebol Clube do Porto.

Ora, como é bem lembrado na newsletter oficial Dragões Diário, nesta data: - «O universo do FC Porto parou, há 45 anos, para acompanhar com tensão e atenção o jogo que podia valer a reconquista do campeonato de voleibol. No Pavilhão das Antas, frente ao Benfica, os Dragões venceram por 3-0 e confirmaram um título que teve a marca de José Moreira, então jogador-treinador e hoje responsável pela equipa feminina de uma modalidade que ganhou nova vida no clube.»


Foi, com efeito, a 18 de abril de 1975, ainda no período de mudança após o 25 de abril do ano anterior, que o FC Porto em Voleibol Sénior masculino se sagrou campeão nacional nesse cenário entusiasta e perante tal panorama competitivo.

Essa era então a primeira época como treinador do então jovem atleta José Moreira, acumulando ainda e logo com apenas 22 anos a dupla missão de jogador e treinador.

Recordando essa alargada vitória, homenageamos também o regresso da modalidade ao clube acontecido esta época, evocando tudo por junto, na pertinência da lembrança desse início de carreira do que é hoje responsável da equipa feminina. Por meio do qual e através dele, mais do empenho do dirigente e Provedor dos sócios Rodrigo Afonso Barros, bem como na área técnica também de Rui Moreira, hoje o voleibol faz novamente parte das atenções portistas, agora com olhos na equipa feminina.

Assim, fixamos sentidos olhares de memória na equipa que venceu esse título portista de Campeão Nacional, em 1975:

Campeões Nacionais de 1975 - Em Cima, a partir da esquerda: ERNESTO COSTA (Chefe de Secção). MANUEL MOREIRA (Orientador), ALVIM (Massagista), Atletas GUILHERME PEDROSA, ERNESTO COSTA, EDUARDO MONTERROSO, SÁLVIO NORA, JOSÉ MOREIRA (Treinador/Jogador) CARLOS MARQUES, AVELINO SIMÕES (Seccionista), Em baixo, pela mesma ordem: ÁLVARO MARTINS, TITO CONRADO, EDUARDO TENTÚGAL, FRANCISCO COSTA, ARTUR GOMES E MÁRIO RUI.

Recorde-se (conforme foi referido na página oficial do clube, aquando da inclusão do voleibol feminino no seio portista, e se atualiza) que «o voleibol azul e branco nasceu em 1941/42, sob a orientação do treinador Fernando Rodrigues Castro, que ajudou a criar as bases da modalidade no clube. Foi no Campo dos Aliados, no qual também jogava a equipa de basquetebol, que se começou o caminho vitorioso, uma vez que os Dragões não precisaram de muito tempo para conquistar o primeiro troféu. Logo na época seguinte, sagraram-se campeões regionais em primeira categoria. Eduardo Moreira de Almeida, já na década de 50, juntamente com Noronha Feio, ajudou a desenvolver a modalidade.» Com Manuel Puga ao leme, o FC Porto continuou a somar conquistas. Depois, José Moreira continuou o legado deixado pelo pai do agora médico dos Dragões. Hoje em dia, decorre já um novo desafio, unindo a Academia José Moreira ao FC Porto, juntamente com Pedro Violas, dono da Cotesi e patrocinador principal da equipa .»

Entre diversos momentos históricos da existência do Voleibol jogado durante muitos anos por homens no FC Porto, ficou a participação na Taça dos Campões Europeus em 1969/70, com momento bem disputado na eliminatória com o Atlético de Madrid em Janeiro de 1970.



Até que, em 2019, o vólei voltou ao FC Porto, com a presença que se faz notar da equipa feminina.


Entretanto, sendo a nível de alta competição esta época a primeira vez que o FC Porto tem voleibol feminino, já a nível experimental houve um anterior ensaio. Tendo existido então, embora de curta duração, uma equipa experimental, que não chegou a ter continuidade. Como se pode ver por uma foto de inícios da década de setenta.

= Equipa do FC Porto de Voleibol Feminino da época de 1970/71:
 Em cima, a partir da esquerda para a direita - Maria Fátima Marinho, Maria de Fátima, Maria Emília, Filomena Braga e Maria Adelaide; em baixo, pela mesma ordem - Fernanda Maria (Capitã), Maria Paula, Maria Francelina, Maria Antonieta e Maria Joaquina. Treinador Álvaro Martins.

= Taça de Portugal do Voleibol Masculino, uma das diversas conquistas do FC Porto até três décadas atrás...

«Com nove campeonatos nacionais e seis Taças de Portugal no palmarés, a secção de voleibol encerrou na temporada 1989/90. 30 anos depois, uma nova era da modalidade começou, em 2019, sempre de azul e branco.»

Agora, na pertinência atual: Associando todo um passado rico de história e memórias, extensivamente damos uma volta pelo historial da secção, deitando mão ao que está registado nalgumas publicações de cariz azul e branco.

Como complemento, neste género de périplo pelas versões que estão impressas, começa-se pela publicação que teve lugar na revista “A VIDA DO GRANDE CLUBE NORTENHO (2)”, Especial Seleções Desportivas, de 1978:


De seguida, continua-se com a revista oficial comemorativa do aniversário do clube (pela antiga data), publicada em 1981, sob título “75 ANOS AO SERVIÇO DA JUVENTUDE E DESPORTO”.


E termina-se com o que ficou a constar no “ANUÁRIO 2004 – O DRAGÃO NO MUNDO – delegações e filias”, de publicação do Conselho Cultural do FC Porto em 2004. 


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))


Obs.: As fotos com marcas personalizadas são do arquivo pessoal do autor. As restantes são de jornais de arquivo do amigo Paulo Jorge Oliveira. Além naturalmente da foto oficial colorida da atual equipa feminina, que é de partilha informática.

A. P. 

Sem comentários:

Enviar um comentário