Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 7 de abril de 2020

Recordando: Uma goleada das antigas... com 13-0 ao Sporting de Braga.


Em 1929, a sete de abril, Valdemar Mota marcou oito golos numa vitória gorda sobre o SC Braga, tamanho foi o resultado fixado em 13-0, a contar para o então chamado Campeonato de Portugal. Tendo os restantes golos sido apontados por Hall, dois, mais Álvaro Pereira, Acácio Mesquita e Neto, um cada, para o FC Porto. Sem resposta dos arsenalistas do Minho, que dessa vez nem um tento de honra conseguiram nesse encontro disputado no Campo do Ameal, no Porto.

À época ainda o nome desse que foi o primeiro olímpico do FC Porto se escrevia Waldemar, como ficou nos registos. E o FC Porto usou então o recinto do Progresso, como ao tempo acontecia por vezes, na condição de visitado, por razões que são do conhecimento histórico. Num tempo em que as camisolas do FC Porto ostentavam já o emblema do clube, atualizado anos antes - como se pode ver na imagem.


Desse jogo e de tal façanha, como ilustração juntam-se gravuras constantes do "Livro de Ouro-Futebol Clube do Porto-A História, os triunfos e as imagens de todos os tempos", editado em 2000 pelo Dário de Notícias. 

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

Sem comentários:

Enviar um comentário