Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Lembrando: Festa de Homenagem a Barrigana em 1952


Depois de termos lembrado Barrigana pela data de seu nascimento e em continuidade ao que ele representou e é referencial na memória do mundo portista, recordamos de seguida uma festa de homenagem que lhe foi prestada pelo F C Porto sensivelmente a mais de meio da sua permanência no clube. Em sinal da importância de Barrigana ser então apreciável no seio do grande clube azul e branco, já depois de ter sido considerado guarda-redes “Mãos de ferro”. Como antes, no jornal O Porto houve uma nota de reportagem quando jogava há cerca de oito anos no FC Porto.


Pois então, essa Festa de Homenagem a Frederico Barrigana teve vez quando Barrigana levava já dez anos ao serviço do FC Porto. Conforme deu nota o jornal O Porto na ocasião.


Começava assim essa época de 1952/53, com o estádio das Antas ainda novo em folha, e dias depois de ter sido inaugurada em volta do relvado a pista de cinza do atletismo. Sendo no novo recinto que a 14 de setembro de 1952 se realizou esse festivo ato. Para o efeito teve honras de convidada de cartaz a equipa principal do Benfica, que veio disputar um jogo de caracter particular. Como é narrado no livro de Barrigana, escrito por José Parreira sob título “O Homem das Mãos de Ferro”: «Nesse dia o “homem das mãos de ferro” pôde verificar a enorme simpatia que desfruta entre os associados e simpatizantes do clube. Muitas prendas lhe foram oferecidas, das quais se destacavam as entregues pelo Benfica, Associação de Futebol do Porto, F. C. do Porto e de alguns dirigentes da colectividade que Barrigana tão bem tem sabido defender através dos 10 anos de assídua permanência.»


Desse festival ilustra-se esta recordação com algumas imagens alusivas. (Enviadas pelo amigo Paulo Jorge Oliveira, de sua coleção de jornais d’ O Porto. A juntar a outras restantes do arquivo do autor destas linhas e do blogue).


Extensivamente, na pertinência da homenagem. ilustra-se a recordação com junção de mais algumas "fichas" sobre seu currículo. 


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário