Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 10 de abril de 2020

Estreia oficial de Deco


Já aqui foi lembrada e devidamente assinalada a estreia de Deco com a camisola do FC Porto em jogo particular. Calha agora vez de recordar a sua estreia em jogos oficiais.


Foi a 10 de abril de 1999, em jogo diante do Sporting de Braga, nas Antas, que Deco entrou pela primeira vez na equipa principal do FC Porto. Não tendo logo entrado de início, como é normal e foi para quem estava a dar os primeiros toques a sério na bola ao serviço do FC Porto, mas com o resultado ainda em teimoso empate entrou na segunda parte, desse jogo marcado por mais uma arbitragem das que costumam ter lição estudada quando apitam jogos do F C Porto. Contudo dessa feita o FC Porto conseguiu fazer a desfeita aos adversários e, superando tudo, acabou por vencer. Já com Deco a contribuir para tal vitória alcançada por fim para as cores do FC Porto.

Recordando o facto, do início da brilhante carreira do “mágico” Deco com a camisola azul e branca, distingue-se quanto viria depois a representar esse valor nas seguintes conquistas que enriqueceram o palmarés do FC Porto.


Desta efeméride regista a ocorrência neste dia o jornal O Jogo. De cuja edição em papel para aqui se transpõe as colunas respetivas de evocação.


Como registo desse jogo de estreia de Deco, ilustramos o tema com imagens das páginas com que a revista Dragões historiou essa jornada, então a caminho de mais um título nacional.


E, como reflexo do somatório triunfante da passagem de Deco pela admiração da família portista, fixamos o seu currículo, conforme está perpetuado no livro “FC Porto “ figuras & factos 1893-2005”.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário