Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 25 de abril de 2020

Vermelhinho: herói surgido do nevoeiro de Aberdeen


Se em 1974 alegremente ficamos a saber, eu e todos os mancebos em idade de incorporação militar, que já não íamos para a guerra, visto que o 25 de abril iria acabar com a guerra colonial… em 1984, eu e todos os portistas como eu, pelo menos, tivemos a grata alegria de saber que íamos à final da Taça das Taças da Europa. Após ter sido eliminado o campeão escocês Aberdeen – forte conjunto do panorama do futebol europeu desse tempo. Com a certeza obtida no célebre jogo da 2ª mão das meias-finais em que o FC Porto foi a essa cidade portuária de ligação às plataformas petrolíferas do Mar do Norte, e, em noite de forte nevoeiro a encobrir a visão televisiva (como os que acompanhamos esse jogo conseguimos ver de olhos ainda mais atentos ao pouco que se podia vislumbrar, tentando adivinhar o resto…), e ali foi obtida ligação direta à final dessa então segunda prova mais importante do futebol europeu. Graças a mais um boa exibição de toda a equipa portista, culminada no célebre golo de Vermelhinho, num longo “chapéu” que desfez as cortinas da penumbra em que até aí o futebol do Futebol Clube do Porto tinha estado encoberto a nível internacional.


Com efeito, em 1984 aconteceu isso (como é sintetizado na newsletter Dragões Diário, a lembrar o acontecimento da data, a 25 de abril de 2020, quando passam 36 anos dessa épica jornada): «Dez anos depois da revolução, contra os vermelhos de Aberdeen que eram treinados por Alex Ferguson, futuro manager dos vermelhos de Manchester, Vermelhinho correu pelo campo fora e marcou esse golo. O FC Porto venceu por 1-0, o mesmo resultado que tinha alcançado nas Antas, e qualificou-se para a final da Taça das Taças ao eliminar os detentores do troféu.»


Pois então a data de 25/04/1984 ficou na história do FC Porto, perante o resultado do jogo da 2ª mão da meia-final Aberdeen 0 - FC Porto, 1, no Estádio Pittrodie em Aberdeen / Escócia, com golo de Vermelhinho!


E assim Vermelhinho, nome de guerra e apelido desportivo de Carlos Manuel da Silva, extremo esquerdo que do lado direito do campo, em Aberdeen, marcou o golo da passagem à final da Taça das Taças de 1984, ficou celebrizado por esse momento inesquecível. Numa carreira em que até ainda foi Campeão Nacional com o FC Porto em 1984/85 e 1985/86, bem como ganhou a Taça de Portugal em 1983/84 e 1985/86, mais a Supertaça portuguesa em 1982/83 e 1983/84. Currículo que não constava ainda na totalidade quando foi publicada a ficha que aqui juntamos, referente à época do título nacional de 1985.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário