Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 29 de abril de 2020

Efeméride: A conquista do Título Nacional de Futebol de 1955/1956


A 29 de abril, em 1956, como ficou para a história, o FC Porto acabou com um jejum que durara praticamente 16 anos e voltou a conquistar o título nacional. Tendo o derradeiro jogo acontecido no Estádio das Antas, completamente superlotado para a mais decisiva jornada. Em jogo diante da Académica, equipa que vinha com lição estudada para dificultar ao máximo a vida aos portistas, o que foi enervando as hostes azuis e brancas diante do ferrolho defensivo dos estudantes e mais uma arbitragem muito adversa. Tanto que o árbitro, segundo relatos coevos, não viu um penalti descarado. Até que, já com longo tempo de jogo decorrido, o mesmo árbitro acabou por assinalar outro penalti, algo que por tanta envolvência, apareceu já com toda a gente em polvorosa. E, com os jogadores receosos, foi Hernâni quem teve discernimento para assumir a respetiva marcação, que conseguiu com êxito, quebrando assim a malapata e abrindo por fim o marcador. Resultado depois ampliado, mais naturalmente.

= Momento épico: o penalti marcado por Hernâni, desbloqueando o jogo final!

Então os Dragões venceram a Académica por 3-0 e sagraram-se campeões, com a vitória no último jogo, em rescaldo da carreira conseguida ao logo do campeonato. Acabando em festa a jornada final, graças ao penalti convertido por Hernâni e a um bis apontado por António Teixeira.

Assim, em igualdade pontual com o Benfica, mas com vantagem no confronto direto (3-0 nas Antas e 1-1 na Luz), fruto do critério oficial que desempatou a prova a favor do “Time” de Yustrich, o FC Porto assegurou o título de Campeão Nacional porque detinha o melhor ataque e a melhor defesa do campeonato português.


Essa época foi mesmo uma temporada de ouro, tendo de seguida o FC Porto vencido também a Taça de Portugal. Por quanto, dias depois, também Hernâni, o “Furacão de Águeda”, foi o homem-golo, dessa vez bisando no Jamor, frente ao Torreense, sendo conquistada pelo FC Porto a primeira dobradinha da história portista, juntando a Taça de Portugal ao troféu de campeão na Invicta.


Após isso seguiu-se uma digressão pela América do Sul, com jogos no Brasil e Venezuela, onde o FC Porto foi como Campeão de Portugal jogar no Mundialito (Pequena Taça do Mundo). Mas isso são outras histórias. No regresso houve então, depois, as devidas homenagens aos Campeões, quer com o tradicional repasto na quinta da Vinha do Presidente Honorário Sebastião Ferreira Mendes, como por fim em sessão solene da Associação de Futebol do Porto. Em cujo ato foi finalmente entregue a Taça de Campeão, depositada nas mãos do Presidente da Direcção Dr. Cesário Bonito, na presença de todos os jogadores e diversas individualidades.


Desse célebre título, quanto à vitória no Campeonato Nacional da 1ª Divisão (atual 1ª Liga), retira-se uma narrativa de duas páginas do “Livro de Ouro - FC Porto – A História, os triunfos e as imagens de todos os tempos”, publicado em 2000, em edição do Diário de Notícias e da Telecel.


Por fim, como a época foi bem recheada, ficou depois tudo isso registado oficialmente nos anais do FC Porto. De cuja narrativa juntamos também partes do Relatório da Gerência de 1956 (Relatório e Contas da Direcção do FC Porto, Anuidade de 1956), a deixar atenção a tudo do muito então amealhado para o património portista.


Armando Pinto
((( Clicar sobre aas imagens  )))

Sem comentários:

Enviar um comentário