Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 23 de abril de 2020

FC Porto 1º Campeão Nacional de futebol - Vencedor do 1º Campeonato Nacional da 1ª Divisão / Época de 1938/1939


O dia 23 de abril na História do FC Porto tem diversas marcas assinaláveis. Entre as quais, nesse dia, ao correr do ano de 1911, ainda nos primeiros tempos de atividade futebolística, o FC Porto recebeu a primeira equipa francesa a jogar em solo português: o Vie au Grand Air du Médoc. E, largos anos volvidos, no mesmo dia da numeração do calendário, mas em 1939, o FC Porto alcançava o título de Campeão de Portugal, no primeiro Campeonato Nacional disputado com esse figurino. Bem como, muitíssimos anos depois, nessa data de 1982 Jorge Nuno Pinto da Costa tomou posse para a primeira gerência da sua Presidência e em 2009 foi inaugurado o Dragão Caixa, o pavilhão atualmente chamado Dragão Arena.

Ora como destes mais recentes casos já em anos anteriores aqui se assinalaram esses momentos históricos, desta vez lembra-se o primeiro Campeonato da 1ª Divisão Nacional de futebol.

Cromos – Coleção da caderneta “Futebolistas de Portugal - equipa do “Football C. do Pôrto, 1939”

Com efeito, a 23 de abril de 1939 o FC Porto sagrou-se vencedor da primeira edição do Campeonato Nacional da Primeira Divisão, em resultado de como terminou a prova no último jogo, ao empatar 3-3 com o Benfica perante os 25.000 adeptos que enchiam o Campo da Constituição, tendo ficado cerca de 10.000 do lado de fora, segundo os relatos da época. Com esse resultado (nessa era e por muitos mais anos em que as vitórias correspondiam a 2 pontos) foi mantida a distância sobre Sporting e Benfica, de 1 e 2 pontos respetivamente.

= Equipa do FC Porto da Época 1938/39: campeões nacionais!
Em cima, da esquerda para a direita - Miguel Siska (treinador), Soares dos Reis, Sacadura, Guilhar, Manuel dos Anjos “Pocas”, Carlos Pereira, António Baptista, Reboredo, Rosado e Francisco Gonçalves (massagista); em baixo pela mesma ordem - Castro Ferreira, Lopes Carneiro, António Santos, Costuras, Artur de Sousa “Pinga” e Carlos Nunes.

Depois de na jornada anterior o FC Porto, em deslocação ao vizinho estádio do Lima, ter conquistado a maior vitória fora de casa da sua história, como aconteceu aí na penúltima jornada do campeonato dessa edição de estreia do atual formato, com os portistas a venceram o Académico FC por 12-1 (com cinco golos de Costuras, quatro de Carlos Nunes, dois de António Santos e um de Reboredo), chegava depois assim à conquista do Campeonato.

= O goleador António Santos, autor de dois golos no jogo do título !

De tal modo, nesse jogo final e decisivo, no Campo da Constituição, os azuis e brancos treinados por Mihaly Siska empataram a três com o Benfica e confirmaram a conquista do primeiro dos 28 títulos nacionais nesta versão da competição, na conta oficial até aos dias que correm.

Foi isso, então, a 23 de abril de 1939, à 14ª e última jornada do Campeonato da 1ª Divisão Nacional, conforme a partir dessa época passou a chamar-se a prova principal do calendário do futebol português. Em jogo realizado no Campo da Constituição, sob arbitragem de Henrique Rosa, de Setúbal. O FC Porto alinhou com Soares dos Reis, Sacadura, Guilhar, Anjos “Pocas”, Carlos Pereira, Reboredo, Lopes Carneiro, António Santos, Costuras, Pinga e Nunes. Marcaram os golos da parte do FC Porto António Santos, 2 e Costuras 1. Numa marcha de marcador em que António Santos fez logo de início o 1-0, mais tarde Costuras repôs a vantagem ao colocar o resultado em 2-1, quase no fim do primeiro tempo; e já na segunda parte António Santos, de novo voltou a dar vantagem ao colocar o resultado em 3-2, sempre com o FC Porto na frente e o Benfica à procura do empate, que voltou a conseguir por fim.


Além dos jogadores que alinharam no último jogo, também jogaram ao longo do campeonato e foram Campeões Baptsta, Castro e Rosado.

= Soares dos Reis !

Assim sendo, recuando a 1939, ressalta nas atenções históricas o facto de então, mais de 50 anos após o primeiro jogo de futebol em Portugal, se ter registado a estreia do Campeonato Nacional, prova que desde aí assumiu dimensão de mais importante competição. O FC Porto, treinado por Mihaly Siska, célebre ex-guardião portista, com uma equipa que girava em torno da genialidade de Artur Sousa (Pinga), venceu essa primeira edição, conforme sucedera no Campeonato de Portugal e na I Liga.

Primeiros Campeões - Painel de homenagem referencial aos primeiros Campeonatos, sempre ganhos pelo FC Porto: 1º Campeonato de Portugal, em 1921/22; 1º Campeonato da Liga, em 1935 e 1º Campeonato Nacional em 1938/39 (atualmente já com novo nome de 1ª Liga). Com imagem da equipa principal dos Campeões de 1939. 

= Em homenagem aos primeiros campeões, eis a equipa base dessa época, conforme imagem ao tempo fixada à posteridade em separatas e livros. Campeões Nacionais do FC Porto da Época 1938/39 - de cima para baixo: Soares dos Reis, Sacadura, Carlos Pereira, Manuel dos Anjos Pocas, Reboredo, António Baptista, Carlos Nunes, Artur Pinga, Costuras, António Santos e Lopes Carneiro. 

Reparando-se no que é transmitido pela imprensa, entre os totalistas, no grupo dos jogadores mais utilizados no FC Porto, sobressaía Artur de Sousa “Pinga”, um dos maiores talentos de sempre do futebol luso. Bem como Carlos Pereira, António Santos, Carlos Nunes e José Monteiro “Costuras”, este o melhor marcador, também estiveram em todos os jogos. Enquanto Soares dos Reis apenas num jogo foi substituído por Rosado.

= Artur de Sousa "Pinga" 

Depois disso, houve um festival de consagração realizado no Campo da Constituição, dias depois, a comemorar festivamente esse feito, em "Homenagem aos Campeões", sendo-lhes na ocasião atribuídas medalhas alusivas. 

= Festa de Homenagem do clube aos Campeões Nacionais no Campo da Constituição. Pose dos Campeões, jogadores, porta-estandarte e outros antigos jogadores simbólicos, mais elementos da comissão organizadora do evento. Em cima da esquerda para a direita - Carlos Nunes, Manuel Silva (Comissão Organizadora), António Teixeira (Comissão Organizadora), José Moreira (Comissão Organizadora), Ferreira (Comissão Organizadora), Jerónimo Faria, Joaquim Moreira Júnior (Atleta de atletismo), Valdemar Mota (1º Olímpico do FCP, com a bandeira do clube), Álvaro Sequeira (atleta eclético), José Carlos Gouveia (Comissão Organizadora), Cândido Flórido (Comissão Organizadora), António Figueiredo (Comissão Organizadora) e Sacadura. Em baixo pela mesma ordem - Carlos Pereira, António Santos, Soares dos Reis (guarda-redes titular), Rosado (guarda-redes suplente), Manuel dos Anjos "Pocas", Costuras, Vítor Guilhar, António Baptista e Reboredo.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário: