Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 14 de abril de 2020

Falecimento de Vladimiro Brandão, histórico treinador "campeão de hóquei" no FC Porto


Faleceu Vladimiro Brandão, o treinador do primeiro título de Campeão Nacional e seguintes de Bi-campeão e Tri-campeão do FC Porto. Bem como da segunda Taça das Taças da Europa também com e para o FC Porto. Mais de duas Taças de Portugal chegadas ao museu do FC Porto, na antiga sala do estádio das Antas e ainda uma Supertaça. Um treinador que deixou marca revolucionadora no hóquei patins do FC Porto da década de 80.

Natural de Espinho, onde residia também, foi atleta eclético em clubes da terra natal, além de ter jogado em diversos clubes de outras localidades das redondezas, e não só (pois durante o serviço militar foi também desportista em Moçambique, por exemplo), como praticante quer de voleibol, como futebol, ténis, hóquei em campo e hóquei em patins. Tendo sido nesta modalidade jogada de stique e sobre rodas que mais se projetou, logo a partir das camadas jovens, havendo sido internacional e campeão europeu de juniores pela seleção portuguesa, cuja equipa capitaneou no primeiro título alcançado nesse escalão por Portugal. Teve mais tarde e por fim os maiores sucessos como treinador, sobretudo no FC Porto, clube a que ficou ligado, além de ser também desportista emblemático de Espinho. Como disse Cristiano, quando o substituiu a treinador do FC Porto, seria de toda a justiça que ao deixar o banco de treinador de clubes o popular ”Miro” houvesse sido convidado para selecionador nacional, como figura carismática e sabedor como era de hóquei patinado.

Em seus  84 anos de vida deixou seu nome ligado à Vida do FC Porto.

Obrigado Vlademiro Brandão. Descanse em paz.

Como homenagem, recordamos o que em tempos não muito distantes lhe dedicamos no blogue Memória Portista, a propósito duma visita de antigos hoquistas seus… e uma recordação do primeiro campeonato nacional conquistado com o FC Porto

(clicando) em

e

Armando Pinto

Sem comentários:

Enviar um comentário