Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 26 de maio de 2020

Final de Gelsenkirchen, da Taça dos Campeões de 2004 !


No dia 26 de Maio de 2004 estávamos nós portistas todos na Alemanha, uns mais sortudos presentes lá fisicamente, outros mesmo em espírito mas de corpo e alma, a ver o nosso FC Porto bater o Mónaco por 3-0 e sagrar-se novamente rei da Europa.


Essa final foi disputada no estádio do Schalke 04, na cidade alemã de Gelsenkirchen, e opôs o FC Porto frente a frente com o Mónaco, que havia eliminado grandes clubes também. Tendo ficado pelo caminho todos os poderosos da Europa nessa caminhada, após a fase de grupos e eliminatórias. Os monegascos começaram por eliminar o Lokomotiv de Moscovo nos oitavos, antes de deixarem pelo caminho o todo-poderoso Real Madrid e o Chelsea na meia-final. Enquanto o FC Porto começou por eliminar o Manchester United com uma vitória caseira e um precioso empate forasteiro; seguindo-se os franceses do Lyon vergados pelo FC Porto numa concludente derrota e um empate, antes do clube dragão eliminar o Deportivo da Coruña, que por sua vez anterior para ida à meia-final eliminara a Juventus. Tendo a passagem do Mónaco sido surpreendente, ao passo que a do FC Porto diante do “Corunha” foi disputada mesmo a meias entre os dois clubes azuis e brancos, tanto que os galegos espanhóis conseguiram vir empatar ao Porto e os nortenhos portugueses foram à Galiza vencer, com o FC Porto a arrumar a questão nas meias-finais. Ficou por fim para a história essa final de Gelsenkirchen, com nome até aborrecido de dizer com a respetiva pronuncia alemã, mas sempre lembrada como a da Taça dos Campeões de 2004.


17 anos depois da valsa portista de Viena, o FC Porto voltava a estar em cena na decisão da prova mais importante da Europa. E de novo nos víamos em tal posição, com o nosso clube a ser um dos finalistas na prova maior, antes chamada Taça dos Clubes Campeões Europeus e então já apelidada Liga dos Campeões / Champions League, em continuidade da mesma competição (apenas com acrescento de entrada de outros clubes de posições seguintes às dos campeões, segundo normas regulamentares). E, tal como em 1987, foi esse um dia inesquecível, desde todo o tempo a pensar no jogo até durante e depois se viver tamanha alegria, que só quem sente esse ardor de querer bem ao Futebol Clube do Porto sabe como a vida pode ter momentos tão felizes.


Dessa vitória e de tal ditosa final ilustra-se a recordação com algumas imagens de algumas publicações coevas e mesmo de um dos quadros de galeria particular. Calhando desta feita estas fotos para não repetir outras (das entretanto publicadas em vezes anteriores) que fazem parte do arquivo particular.


E assim o FC Porto desde aí é Campeão Europeu por duas vezes, de tempos de imagens a cores e com a prova em ambos os seus formatos.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário: