Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 18 de maio de 2020

Uma evocação – Torneio de Homenagem a Hernâni, em "Velhas Guardas"


Na continuidade por “coisas e loisas” de memorização portista, andando para trás e para a frente, entre acontecimentos sempre interessantes e sem datas fixas de lembrar, vem a talhe a recordação duma homenagem prestada ao grande senhor do futebol Hernâni Ferreira da Silva, em vida, por meio dum torneio com seu nome, levado a cabo por antigos elementos do futebol portista.

Foi em 1995, já em tempo do cair da folha, bem próprio ao lema das árvores que morrem de pé, como é o caso das velhas guardas de jogadores antigos, que através dos chamados veteranos de futebol, foi realizado o Torneio Hernâni Ferreira da Silva. Assim como anteriormente havia sido organizado um outro com o nome de Artur de Sousa Pinga, de homenagem ao eterno Pinga.


Desse modo, na existência sucessiva dessa categoria de futebolistas que, depois de terminada a carreira, continuam ligados ao clube e ao futebol por esse processo, foi assim prestado um justo preito ao Hernâni, no caso que apraz evocar, desta vez. Porque a história é feita de pequenos e grandes acontecimentos. Como tudo o que faz avivar a memória atiça a saudade e fortifica a admiração.


Hernâni Silva, falecido mais tarde em 2001, teve então em 1995 essa possibilidade ainda em vida, graças a seus contemporâneos amigos do futebol do FC Porto. Como ficou registado na revista Dragões, nesse Outono em que decorreu tal Torneio de Veteranos para homenagear Hernâni, com jogos decorridos em 23 de setembro e 1 de Outubro de 1995.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário