Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 6 de maio de 2020

Célebre vitória sobre o Arsenal de Londres e correspondente Taça Monumental / Troféu Arsenal


O dia seis de maio é uma data histórica. Pode ter sido também por outros motivos, mas especialmente foi porque numa tarde de 6 de Maio, ao correr do ano de 1948, o FC Porto venceu o clube ao tempo considerado melhor do mundo e que antes tinha goleado em Lisboa o Benfica. Dando-se então quase como uma refrega tipo David e Golias, em que o FC Porto, clube do Norte de Portugal, venceu brilhantemente o Arsenal de Londres, no Porto, depois de todo o mundo ter sabido da fácil vitória do mesmo campeão inglês em Lisboa.


Por tudo isso, para não pecar nem por excesso nem escassez, ilustramos essa realidade com alguns excertos de publicações, em respigos colhidos com descrições e imagens. Sendo as fotos de reportagem da revista Stadium e a do alinhamento das equipas extraída do livro “Barrigana o homem das mãos de ferro” (por José Parreira).


De tal modo essa vitória foi saborosa e histórica que um grupo de sócios do FC Porto resolveram perpetuar tal grande feito, metendo peito a uma campanha destinada a fazer uma taça com que essa façanha ficasse assinalada a preceito, de modo ao clube ser assim devidamente honrado. E não fizeram a coisa por menos, pois que resultou numa grande taça, que passou a ser a melhor de todas que há por estes sítios do país que tem velha aliança com a Inglaterra.


Ora, essa taça, normalmente referida por Taça Arsenal e popularmente chamada Taça Monumental, por sua grande dimensão e monumentalidade, também pela sua beleza e pelo seu grande valor foi acompanhada por um armário, ao género de vitrina, a servir de cofre, em cujo interior está o troféu guardado mas à vista, como deve ser.


= Exposição no antigo museu do clube. Estando agora no atual num espaço próprio, com dignidade merecida. 


Toda a sua classe foi sempre um verdadeiro orgulho para o ego portista, para o sentimento do mundo azul e branco.

Desde os tempos de escola primária, quando no recreio me fartava de gabar coisas do nosso Porto (falando aqui para nós, pessoalmente), já essa taça vistosa dava para alguma prosápia de orgulho, trazendo às rodas de amigos o que eu já tinha visto no jornal d’ O Porto. E com o tempo e melhor conhecimento, sempre esse trofeu me saltou aos olhos da afeição.



Num modo de mostra museológica, ilustra-se também a crónica com uma alusiva página do álbum “FC Porto 100 Momentos”, por Júlio Magalhães.


Assim, do próprio jogo, ficou algo registado na revista Stadium, em sua edição de 12 de Maio desse ano, com uma pequena crónica a ladear as respetivas gravuras, e uma referência maior na página dedicada ao Norte nessa revista de Lisboa.


Seguidamente, sobre tudo isso e mais ainda descrevendo o grande e valioso troféu, junta-se a narrativa incluída no livro “FC Porto – figuras & factos – 1893-2005”, de J. Tamagnini Barbosa e Manuel Dias.


Passam assim diante de nós imagens dessa grande proeza, cujo sucesso foi à medida do entusiasmo que fez parar o comércio da cidade do Porto naquela tarde de 6 de maio de 1948. Como hoje ainda faz deter a atenção de cada portista que valoriza a história do FC Porto, sempre.  


= Como complemento, fica aí a ficha do jogo e narrativa histórica, conforme consta da brochura “A Vida do Grande Clube Nortenho”, edição especial Seleções Desportivas e texto de Luís César.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário: