Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 4 de maio de 2020

O Primeiro Campeonato da "Era de Mourinho"


Porque um campeonato ganho pelo FC Porto vale por dez dos obtidos pelos outros, como dizia Hernâni Silva sobre as difíceis conquistas de campeonatos nacionais de futebol, todas as edições dessa prova maior do desporto nacional que o FC Porto conseguiu vencer merecem devido realce, pois não foram nem são coisa qualquer, é bom de ver.

Foi assim também com o Campeonato conquistado na época em que Mourinho fez sua primeira época completa no FC Porto, após a promessa feita à chegada a meio da época anterior.

José Mourinho, à sua reentrada no mundo do Dragão e chegada para treinador principal, em Janeiro de 2002, vindo substituir Octávio Machado que pusera a equipa portista em frangalhos, havia prometido: «- Nós somos os melhores. Em condições normais somos muito melhores. Em condições normais, vamos ser campeões. Em condições anormais… também vamos ser campeões!». E, volvido o tempo necessário, já na parte final da época seguinte, o campeonato estava no papo, com se diz.

Assim a 4 de maio de 2003, «cumpriu-se a promessa que José Mourinho tinha selado com um murro na mesa.» Nesse dia, muito antes do campeonato acabar, o FC Porto recebeu e venceu o Santa Clara, por 5-0, e confirmou o resgate do título nacional após três anos sem ser campeão. Com quatro jornadas ainda por disputar, Mourinho assegurava aí a conquista do primeiro troféu da sua carreira. Depois, de enfiada, nas semanas posteriores, seguiram-se a Taça de Portugal e a Taça UEFA. 

Desse importante título nacional, no regresso também do FC Porto ao lugar de campeão que é cantado no Hino, ilustra-se a lembrança com uma foto da equipa titular desse tempo; e extensivamente anota-se a classificação que, com todos os jogos disputados, depois, seria a tabela final. 


Basta, em suma, estas pequenas amostras para explanar o muito que isso significou. Estando tudo isso ainda e sempre presente na memória portista.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))


Sem comentários:

Enviar um comentário