Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 13 de maio de 2020

Taça Arcebispo-Bispo de Aveiro, conquistada pelo FC Porto diante do Benfica em 1948


Dia 13 de maio de 1948: Em data de celebração aniversária das Aparições de Fátima, pela tarde dessa quinta-feira o F C Porto foi até Aveiro abrilhantar um jogo de caracter especial, em angariação de receitas para a construção do Seminário diocesano da Veneza portuguesa. Estando então, em jogo com o Benfica, além do prestígio, também a disputa da denominada Taça Arcebispo-Bispo de Aveiro, como anfitrião desse encontro de grande atração popular. Mais ainda outros galardões que constavam na montra de cartaz.


Era ao tempo Arcebispo-Bispo de Aveiro D. João Evangelista de Lima Vidal. Prelado da diocese aveirense que entregou a taça da vitória à equipa do FC Porto, vencedora sobre o Benfica por 4-2.. 


Haviam passado ainda poucos dias desde a retumbante vitória obtida na semana anterior sobre o Arsenal de Londres, indo a equipa portista com esse rótulo de glória. E, segundo a reportagem da revista Stadium, em sua edição de dia 19, na semana seguinte, houve grande afluência de púbico, «notando-se maior número de adeptos portuenses». O que até causou admiração ao cronista da página intitulada “Mosaicos nortenhos… na capital do Norte” – como se ilustra aqui esta rememoração, juntando excertos dessa página dedicada ao Norte do País nessa revista semanal de Lisboa.


Documentando o acontecimento, que vem a propósito de mais uma efeméride de boa memória, junta-se aqui da referida revista Stadium a caixa de reportagem alusiva, e, pormenorizando, se intercalam da mesma também recortes das imagens da equipa portista, assim como da taça e restantes trofeus atribuídos nessa jornada festiva.  


Não foi um jogo oficial, nem a taça da vitória é lembrada como se fosse uma conquista latina particular, mas, por quanto representou para quem sente tudo o que é o Porto vencer, essa ocorrência triunfante em dia de cerimonial de Fátima, foi abençoada. Não sendo oficial, mas especial.


Dessa mesma especial conquista foi entretanto registado no jornal O Porto, passado um ano da retumbante vitória, uma "caixa" de registo desse trofeu assim entrado no património memorial do clube, como algo merecedor de sempre fazer parte do Museu do FC Porto. 

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens, para ampliar  )))

2 comentários:

  1. O Seminário faz este ano 70 anos de inauguração. Dava autorização ao Seminário de usar as fotos que tem nesta publicação do seu blog?
    Pe. João Santos, Reitor do Seminário

    ResponderEliminar
  2. Boa noite. Obviamente que dou autorização e tenho muito gosto nisso. (Caso seja possível se fizeram alguma publicação impressa, peço se me conseguem depois um exemplar, para meu arquivo). Sempre ao dispor. AP

    ResponderEliminar