Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 22 de maio de 2020

Recordando: Festa inicial do Pentacampeonato concretizado em Lisboa


Maio, mês das flores e dos amores, é um tempo amoroso de recordações e de alegres efemérides em tons de azul e branco. Como mais uma vez se proporciona nesta data, em que a 22 de Maio de 1999 o FC Porto fez a festa do Penta em Alvalade. Cuja comemoração até começou ainda antes do apito inicial, com a notícia do empate do Boavista em Faro e depois entrou pelo jogo adiante, perante exibição descansada que, mesmo já quase em descompressão de guerreiros, bastou para não deixar o adversário fazer uma graça à sua vontade, acabando empatado o jogo da festa em casa dum dos opositores tradicionalmente rivais.  


Com regresso triunfante a casa, foi depois na jornada seguinte, de final da prova, a consagração diante da família portista na própria casa. Mas antes, no dia 22 de maio, ainda com uma jornada por disputar, estava já tudo resolvido e a festa foi feita mesmo em Lisboa. Passando o FC Porto a ser o único clube que em Portugal ganhou cinco vezes seguidas o Campeonato Nacional da Liga Portuguesa. O inédito Penta.


Dessa boa lembrança ilustra-se a recordação com imagem da crónica inserta numa página da revista Dragões, quanto a esse jogo.


Ora então, como Campeão no futebol português: - Penta só há um, o Futebol Clube do Porto e mais nenhum !!!!!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens  )))

Sem comentários:

Enviar um comentário