Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

segunda-feira, 25 de maio de 2020

Recordando: 10ª Taça de Portugal do FC Porto, em 2000 - Finalíssima vitoriosa com o Sporting


Na continuação de boas memórias de Maio, é de recordar a vitória acontecida a 25 de Maio de 2000, quando o FC Porto conquistou a sua décima Taça de Portugal ao bater o Sporting por 2-0 no Estádio do Jamor.

Antes disso, na semana anterior, tinha terminado com resultado empatado a final. Perante a igualdade  verificada de um golo para cada lado, que subsistiu no tempo de jogo regulamentar e depois ainda no prolongamento. Ficou porém essa final manchada pela agressão com que Acosta lesionou Paulinho Santos, retirando-o de campo e afastando-o depois de disputar o jogo seguinte, pois precisou de assistência hospitalar e teve de ser operado. Como à época o regulamento da Taça não contemplava ainda a lotaria do desempate por penaltis, houve novo jogo, em forma mais justa com a realização duma finalíssima, realizada quatro dias depois, no mesmo recinto em Oeiras.

Então na finalíssima o FC Porto venceu concludentemente por 2-0 e assim recebeu pela décima vez, até então, esse trofeu da segunda prova mais importante do futebol português. E com tal vitória Rui Barros despediu-se em beleza, pois fez aí o último jogo oficial de sua carreira de futebolista profissional.

Esta Taça foi vivida intensamente porque estava ainda na cabeça de todos a outra anterior que o FC Porto venceu também diante do Sporting, mas escandalosamente os adeptos sportinguistas presentes na ocasião nesse estádio não queriam que a taça fosse entregue aos jogadores do FC Porto; tendo arremessado garrafas cheias de água para a tribuna de honra, onde estavam representantes governamentais e dirigentes dos organismos do futebol, assim como tentaram agredir os atletas vitoriosos do FC Porto, ali na capital do império do vale tudo… como ficou para a história. E, em nova vez, com a repetição do jogo, após empate no primeiro, mais se adensou a expetativa e levou a que a vitória foi ainda mais festejada.



Dessa vitória inesquecível junta-se a respetiva ficha de jogo e algumas imagens do que foi publicado na revista Dragões.

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário