Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 16 de maio de 2020

"Taça para o Porto" - A Taça de campanha pública a redimir do "roubo" da Taça das Taças da Europa em 1984


A primeira final europeia de futebol em que o FC Porto esteve presente resultou numa das mais gravosas roubalheiras internacionais vistas por muita gente, pela transmissão da televisão via Eurovisão. Sendo como tal uma daquelas “coisas” que não dá gosto recordar. Associando-se sempre aquilo à máfia tipo Platini, que mais tarde teve ainda outros contornos. Não sendo assim de evocar, para não avivar feridas nem lembrar demasiado coisas tristes. Embora sem se poder esquecer, para haver memória do mal que foi feito ao FC Porto dessa vez ao nível europeu, por então ter estado em jogo outros interesses, de marcas em equipas de poderes. Havendo isso originado depois que, através dum programa televisivo de grande impacto, à época, tivesse havido uma campanha a procurar redimir o facto de essa taça não ter ficado onde devia ser. Caso que, isso sim, é de recordar e vem a talhe sempre que passa a efeméride dessa final, ocorrida a 16 de maio no distante ano de 1984. Tendo presente a taça grande que ficou no Museu do FC Porto, vinda do Progrma de televisão 1, 2, 3 ("Um, Dois, Três").


De realçar que essa campanha teve aderência e participação de grande número de telespetadores anónimos e gente conhecida, entre os quais Ramalho Eanes. Tendo tido apoio de Benfica, Belenenses e Vitória de Setúbal.


Ora, tendo o desfecho desse jogo tirado ao FC Porto praticamente a taça em disputa, com o golo decisivo a resultar duma evidente falta do avançado polaco Boniek, um dos estrangeiros ao tempo ao serviço da Juventus, tal como o francês Platini que ficou com a ficha manchada pelos casos conhecidos em que ficou associado ao longo dos tempos, além do que para sempre fica ligado ao que se falou e escreveu nesse tempo… mais tarde foi tentado reparar de alguma forma essa realidade em Portugal com a entrega de uma outra taça honrosamente reparadora. Facto concretizado, finalmente, através de iniciativa dum programa televisivo, chamado “1,2,3” da RTP, de Lisboa, por meio de subscrição pública. Havendo a entrega sido efetuada em Outubro de 1984 durante a realização ao vivo duma edição desse programa, então realizado propositadamente num palco da cidade do Porto – conforme se recorda aqui e agora, também, com imagens de reportagem da publicação respetiva do mesmo programa,”1,2,3 revista”


Após isso ficou a taça orgulhosamente encimando uma das estruturas de trofeus da antiga sala-museu Afonso Pinto de Magalhães, em exposição histórica do FC Porto.


E no atual Museu FC Porto by BMG, no estádio do Dragão, está em vitrina significativa.


De seus 23 quilos de prata, em fabrico de joalharia que custou 1. 300 Contos (no dinheiro da época), tem peso e tamanho à medida da dimensão de seu significado! 


ARMANDO PINTO
16 de maio de 2020
((( Clicar sobre as imagens )))

1 comentário:

  1. Do DRAGÕES DIÁRIO
    "um espião da polícia secreta da República Democrática Alemã chamado Adolf Prokop impediu o FC Porto de vencer a Taça das Taças, na primeira final europeia disputada pelo clube. Em Basileia, frente a uma poderosíssima Juventus que contava com cinco campeões do mundo pela Itália, Platini e Boniek, um grande remate de Sousa ainda alimentou as esperanças azuis e brancas, mas pouco há a fazer quando os adversários podem marcar golos precedidos de infrações e quando ficam por assinalar dois penáltis. Este é um episódio triste mas importante da história do FC Porto"

    ResponderEliminar