Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 23 de maio de 2020

Temas de diversidade azul e branca: crónica de interesse poético-portista…


Como se diz que nem só de pão vive o homem, também a alimentação desportiva nem só em competição se completa, havendo sempre olhos e barriga para saciar com assuntos diversificados. Quanto dá para encher o âmago com temas de afinidade social e cultural, por exemplo. Vindo ao caso, por acaso, uma crónica que há já alguns anos ficou guardada em arquivo pessoal do autor, por haver chamado a atenção e por quanto encerra, afinal.

Adiante-se que incidia e juntava dois Fernandos, “Fernandando” sobre o Gomes do Porto, Bota d´ Ouro, e o Pessoa, poeta da Mensagem; metendo ainda Teixeira de Pascoais, poeta-filósofo do saudosismo, através de algo dum livro de Eugénio de Andrade.


Ora, estava-se em 1989, quando ao ler um jornal desportivo houve esse texto de outro âmbito a chamar a atenção do autor destas linhas, ao tempo ainda leitor desse jornal uma vez por outra, num artigo assinado por um senhor da escrita desportiva, Carlos Pinhão, cujo apelido mais tarde deixou de merecer admiração sucedânea (pelo que a filha armou com o conhecido caso inventado num livro que nem merece referência). Como o tempo voa e muda muita coisa, mas adiante. Pois então, nesse bocadinho de uma das suas páginas aparecia um texto por assim dizer ao jeito de poesia corrida, metendo algo ternurento e ao mesmo tempo de teor elevado, com certo fundo de interesse portista. Um texto de prosa poética a valorizar quer o autor como os intervenientes do respetivo enleio. Por meio duma bela crónica.

Assim, no jornal A Bola de 10 de junho de 1989, na sua página nesse tempo especial dos sábados, inserta em rubrica intitulada “ a duas colunas”, com assinatura de Carlos Pinhão, ali estava isto, cuja leitura dispensa mais palavras:


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário