Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 20 de maio de 2020

Memória da atribuição da Medalha de Ouro de Mérito Desportivo da Câmara Municipal ao FC Porto e Medalhas dos Campeões da 1ª Liga de futebol - 1935


No dia 20 de Maio de 1935 foi criada e atribuída, por proposta do vereador Alfredo Cunha, a Medalha de Ouro de Mérito Desportivo da cidade do Porto, para homenagear o FC Porto pela conquista do primeiro Campeonato da I Liga. Proposta então aprovada em Sessão da Câmara Municipal do Porto e sua imediata atribuição oficial, nessa data, de modo a logo que possível fosse depois entregue.

A respetiva entrega ocorreu a 13 de Julho seguinte, dias depois da vitória na Taça Ibérica (a 7 desse mês, com triunfo por 4-2 sobre o campeão espanhol, Bétis).

Vivendo-se então esses tempos de azáfama e euforia, decorreu a entrega da medalha de ouro da cidade em cerimónia que englobou extensiva consagração dos futebolistas, agraciados que então foram também com medalhas os jogadores campeões (essas mandadas fazer através de campanha de angariação de verba por subscrição pública de sócios e simples adeptos, numa iniciativa dos diretores Bento Correia e Sebastião Ferreira Mendes). Tendo dias depois, na Casa dos Jornalistas, decorrido a entrega da taça da Iª Liga ao FC Porto, ainda, a qual havia estado em exposição pública durante dias numa montra da Casa Clarck, na Rua de Santo António / 31 de Janeiro...


  Medalha recebida pelos jogadores: Tendo então o FC Porto sido o primeiro clube a vencer o campeonato nacional de futebol disputado em formato de liga, esse título original, alcançado na época de 1934-1935, também foi perpetuado em medalhas de homenagem entregues aos campeões (como o exemplar da imagem, que foi do campeão João Nova e está no museu do clube por cedência de seu filho José Nova).

Desde esse ano, em que o Futebol Clube do Porto recebeu tal distinção, ficou o clube, já detentor do nome e das armas heráldicas da cidade portucalense, também a ostentar esse título honroso de possuidor do reconhecimento oficial da "Medalha de Oiro" portuense, por outorga oficial da Câmara Municipal do Porto através da Medalha de Ouro de Mérito Desportivo. Tendo sido até o primeiro clube a receber essa honra.


Tratou-se então duma distinção atribuída aos Dragões, em homenagem ao significado do clube na representatividade da urbe, aquando e a propósito da conquista da primeira edição do Campeonato da I Liga, disputado na temporada de 1934/35.


Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário