Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 21 de maio de 2020

Taça UEFA de 2002 / 2003: Inesquecível trunfo europeu do FC Porto


A 21 de Maio de 2003, num dia passado sob grande calor quase a sufocar grande ansiedade pelo jogo de mais uma final internacional em que o FC Porto marcava presença, todo o sentimento portista vibrou com a épica vitória em Sevilha com que o maior embaixador português conquistava a primeira Taça UEFA da história portista e do palmarés histórico do futebol português.


Se já estava marcada na história e nos corações portistas a data de 27 de maio de 1987, da primeira Taça dos Campeões alcançada pelo FC Porto no jogo da valsa tocada de calcanhar em Viena, como o 13 de dezembro do primeiro triunfo na Taça Intercontinental/Mundial de Clubes vencido sobre a neve de Tóquio, mais as noites dos dois jogos da conquista da Supertaça europeia, pois esse 21 de maio ficou na memória por tanta coisa e mais uma, que foi a saborosa vitória final após prolongamento. 


Então, nessa final disputada em Sevilha, ao sul de Espanha com o calor mediterrânico a fazer extravasar emoções por todos os poros, o FC Porto venceu diante dos escoceses do Celtic de Glasgow em jogo transcendente, triunfando de forma justa e inesquecível.


Disso tudo o muito do que ainda se possa escrever será sempre pouco para descrever a dimensão daquilo tudo. Como está registado em jornais e revistas, de material guardado. Bastando deixar uma curta passagem do livro “FC Porto Figuras & factos 1893-2005” como corolário demonstrativo.


Para resumir melhor por imagens, ilustra-se esta recordação com gravuras da capa e ficha do jornal O Jogo, da coleção 30 Anos do mesmo, mais capas das revistas “Inesquecível”, do Jornal de Notícias, e “Ano do Dragão”, de O Jogo.


Em suma: - Foi bonita a festa, duma bonita vitória!

Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário