Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quinta-feira, 30 de outubro de 2025

Crónica da quinzena - uma retrospetiva do interessante período de meio deste outubro em movimento...!

Entre os apontamentos pessoais de registos dos acontecimentos históricos do dia-a-dia portista, anotando os sucessos verificados, para publicação em cada período exato - como já foi aqui feito anteriormente e terá continuidade - retira-se uma pequena parte do que aconteceu de meio até quase ao final de outubro, a realçar e vincar os resultados que mais traduzem o que tem acontecido. Eis então, aqui, um extrato das ocorrências mais salientes da Vida do FC Porto na quinzena do final deste mês de Outubro:

- 18/10/2025 – Futsal/Sub19 – Estreia. Entrando em competição os sub-19 estrearam-se na Divisão de Honra da AF Porto com um triunfo contundente por 9-0, frente ao ARDC Junqueira FC.

- 18/10/2025 – Futebol Sénior - Luuk de Jong, futebolista do plantel principal do FC Porto nesta época de 2025/26, foi homenageado pelo PSV, seu anterior clube, entrado para o passeio da fama do clube e honrado com seu nome na sala de imprensa do estádio.

Festivamente recebido em Eindhoven, acompanhado dos filhos Dozy e Finn (no sábado em que o FC Porto entrava na Taça de Portugal, disputando a 3.ª eliminatória da prova-rainha portuguesa, estando o internacional neerlandês lesionado), Luuk inaugurou a sala de imprensa e recebeu a oferta de uma braçadeira de capitão em bronze, sendo pelo seu anterior clube tratado como um herói no 'Phillips Stadium'. Então  Luuk entrou para o passeio da fama do emblema de Eindhoven, ficando a integrar o passeio da fama do clube, como reconhecimento dos 338 jogos e 186 golos que marcou pelo PSV; e passou a dar o nome à sala de imprensa do estádio. O antigo jogador do PSV foi recebido em festa antes da partida com o Go Ahead Eagles, para a Eredivisie, e acabou eternizado pelo clube, dando nome à sala de imprensa do Philips Stadium, que passa a chamar-se "Luuk de Jong Mediaroom", deixando de ter o nome de Ronaldo Fenómeno.

Após a homenagem (tendo ele rumado ao FC Porto no início da época com contrato até junho e mais uma opção), o avançado, de 35 anos, foi categórico quanto a um regresso ao PSV: “Esse capítulo está encerrado. Gostei muito do momento, desta despedida. Adoraria fazer algo neste clube, no futuro, se possível.” Destacando ainda a forma especial como terminou a sua etapa no PSV, com a conquista de um campeonato. E ainda, De Jong assegurou não ter sentido pressão para sair: apesar de existir sempre um lugar para ele no PSV, quando o FC Porto surgiu e ele escolheu “jogar numa equipa de topo que ganha troféus” e abraçar a aventura numa “cidade linda, numa região linda, onde jogamos por títulos”. Falou também sobre Francesco Farioli, atual treinador do FC Porto, elogiando o foco tático do técnico e referindo que “quando ele estava no Ajax, notei que era muito focado em analisar o adversário”, desenvolvendo estratégias bem-sucedidas contra PSV e Feyenoord. Sublinhando também a importância da rotação e do uso de todo o plantel e mostrou confiança para a época, antecipando uma grande batalha com Benfica e Sporting: “Estamos a fazer as coisas bem e, portanto, estou muito confiante.”

- 18/10/2025 – Futebol de Legends (Veteranos) – Equipa FC Porto Vintage – FC Porto venceu o Torneio “Game of Legends”, de 2025, realizado em Arcos de Valdevez. Evento desportivo que teve o ex-internacional português e portista Costinha como embaixador oficial do evento desportivo. Tendo o antigo médio aceitado o convite para representar o evento, por estar naturalmente ligado a Arcos de Valdevez pelas suas raízes familiares e forte ligação emocional à vila banhada pelo rio Vez, a prova teve a participação das lendas do FC Porto, do Deportivo de La Coruña, mais a equipa Play4 Children, cujo torneio solidário reunia grandes nomes do futebol. Com a totalidade da receita da bilheteira a reverter a favor do Lar Cerqueira Gomes, uma instituição arcuense dedicada ao apoio a crianças em situação de vulnerabilidade.

Torneio de Lendas do futebol, "The Game of Legends", como Torneio Triangular comportando jogos entre o FC Porto Vintage, o Deportivo de La Coruña e uma Seleção de lendas da Play for Children. O FC Porto venceu o Torneio, tendo vencido a Seleção por 3-2 e o Deportivo da Coruña por 4-2. 

- 19/10/2025 – Futebol Sénior/Seleções/Mundial de Sub-20 – Tomás Pérez conquistou a medalha de prata pela Argentina vice-campeã no Mundial de Seleções de Sub-20, como titular na final do Mundial, em que a Seleção da Argentina foi finalista.  

Tomás Pérez, jogador do FC Porto, foi titular durante a 1.ª parte, na final do Mundial de Sub-20 (acabando por sair ao intervalo, sacrificado pela ineficácia ofensiva da equipa argentina). Concluindo o torneio como vice-campeão e com a medalha de prata, após a derrota diante de um surpreendente Marrocos (0-2). Durante a prova participou em cinco dos sete jogos da seleção celeste e marcou um golo frente à Austrália, na segunda jornada da fase de grupos.

- 19/10/2025 – Bilhar – A equipa de Bilhar às 3 tabelas do FC Porto conquistou a 23.ª Supertaça. Torbjörn Blomdahl, Carlos Anguita, Rui Manuel Costa e José Miguel Soares foram os obreiros de mais uma conquista, contra o Clube Bilharista da Amadora, na sala do Clube Fenianos Portuenses.

= A equipa de bilhar às três tabelas do FC Porto conquistou assim a sexta Supertaça consecutiva desde 2017 (dado que em 2021 e 2022 a prova não se realizou), ao bater o Clube Bilharista da Amadora, por 6-0. Com vitórias portistas em três mesas, pelos parciais de 3-2, 3-2 e 3-1, o jogo da quarta mesa não chegou ao fim, porque o vencedor já estava apurado.

– José Miguel Soares em ação no Mundial: Antes de participar na Supertaça, primeira conquista da temporada ao serviço do FC Porto, José Miguel Soares ultrapassou a fase de qualificação do Campeonato do Mundo de bilhar e apurou-se para os 16-avos de final da prova internacional. A competir entre os 32 melhores do planeta, o bilharista azul e branco acabou afastado pelo francês Jeremy Bury (50-28). Tendo então averbado os seguintes resultados: Fase de Qualificação - José Miguel Soares 40-32 Pedro González (Colômbia); José Miguel Soares 24-40 Thanh Luc Tran (Vietname); e 16-avos de final - José Miguel Soares 28-50 Jeremy Bury (França).

- 21/10/2025 – Boxe – FC Porto conquistou 3 medalhas de ouro e 2 de prata nos Regionais de boxe.

A equipa de boxe do FC Porto arrecadou cinco medalhas (três de ouro e duas de prata) no Campeonato Regional, prova que reuniu 13 equipas nortenhas em Matosinhos. Com este resultado, os Dragões garantiram o apuramento para os Nacionais que se vão realizar em novembro.

Alexandre Santos (elite 54 kg), Francisco Costa (juniores 70 kg) e Maria Lopes (school girl 60 kg) bateram toda a concorrência nas respetivas categorias, enquanto Rodrigo Neto (cadete 63kg) e Martin Pinto (júnior 67kg) venceram a medalha de prata. A fazer resultar o trabalho da equipa portista dirigida pelo treinador Rui Conceição.

- 22/10/2025 – “Tour FC Porto” vence o “Óscar do Turismo. Visita Museu + Estádio do Dragão foi premiada com o “Portugal’s Best Leading Football Stadium Experience” nos World Travel Awards.

O Tour FC Porto foi distinguido como a melhor experiência num estádio de futebol em Portugal. Na cerimónia de atribuição dos World Travel Awards, que este ano teve como cenário a região da Sardenha, em Itália, as visitas ao Museu FC Porto e ao Estádio do Dragão destacaram-se como as preferidas dos votantes na categoria “Portugal’s Best Leading Football Stadium Experience” na eleição que decorreu até ao passado dia 7 de setembro. Conhecidos internacionalmente como os “Oscares do Turismo”, os World Travel Awards premeiam a excelência de experiências e propostas neste setor há 32 anos. Na edição de 2025, a experiência com marca FC Porto superou a concorrência de ofertas idênticas nos estádios da Luz e de Alvalade, acrescentando mais um importante reconhecimento internacional numa longa lista de prémios que faz do Tour FC Porto a atração mais procurada e um produto turístico de referência da cidade do Porto e da região Norte de Portugal.

- 24/10/2025 – Desporto Adaptado/Basquetebol CR – 1.º jogo oficial da equipa do FC Porto de Basquetebol em Cadeira de Rodas, Sexta-feira 24 de outubro, no pavilhão Dragão Arena: FCP, 80-APD Paredes, 10.

Pouco mais de um mês após se apresentar aos adeptos no Dragão Arena, a equipa de basquetebol em cadeira de rodas regressou à casa das modalidades para bater a Associação Portuguesa de Deficientes de Paredes por 80-10 na primeira jornada da Liga BCR.

Na estreia oficial, Marco Almeida inaugurou a contagem da modalidade - foi também o melhor marcador do encontro com 23 pontos - e os Dragões não sofreram qualquer ponto no primeiro quarto (17-0), tendo apenas consentido um no segundo período e chegado ao intervalo com 34 pontos de vantagem (35-1). A demonstração de força azul e branca teve continuidade na segunda parte: ao parcial de 19-7 no terceiro quarto que elevou a margem para 54-8, seguiu-se o derradeiro e mais produtivo período (26-2) da partida que culminou no 80-10 final.

Além de alinhar em campo, o treinador-jogador Pedro Bártolo (com 17 pontos marcados) utilizou os seguintes atletas: Domingos Djata, Rafael Brito (15 pontos), Gustavo Carvalho (4), Marco Almeida (23), Simão Pimenta, Diogo Ferrás (13), Mamadu Djaló, Ronne Van Heijningen, Joana Delgado (6), João Dinis e Jorge Maciel (2).

- 25/10/2025 - Inauguradas estátuas de Alfredo Quintana e Aurora Cunha no Museu do FC Porto. Figuras da história do Clube que assim foram alvo de uma “justa homenagem” que tem como objetivo “estender no tempo a presença no FC Porto” dos “dois grandes atletas”, como referiu o Presidente André Villas-Boas, sobre os eternos representantes do Clube que contam com “mais de 30 títulos conquistados com muito sangue, suor e lágrimas”.

Foi então prestada tal homenagem, no caso de Aurora Cunha como reposição histórica em reparação de não ter sido antes, como se notava desde a inauguração do museu. Enquanto Quintana, à imagem do que já acontecia no Dragão Arena, mas de modo monumental também passou a estar eternizado no Museu FC Porto, onde no último sábado de outubro foi também inaugurada uma estátua em homenagem ao saudoso guardião do andebol portista.


= O emocionante ato teve a presença de familiares e amigos dos homenageados, além dos membros da Direção do Clube, mais representantes do museu.

- 26/10/2025 - Corrida do Dragão - André Villas-Boas deu o tiro de partida para a Corrida do Dragão na sexta edição da Corrida do Dragão, “a primeira em que há uma grande parceria entre o FC Porto e organização”, realização que foi “um sucesso absoluto”, já que “as inscrições foram dobradas”, e contribuiu para que “as pessoas tenham uma identificação cada vez mais forte com o FC Porto e que se sintam atletas do Clube praticando modalidades amadoras como o atletismo”.

Encarregado de dar o tiro de partida de “um evento que fomenta a prática do desporto” e que reforça “a importância do bem-estar, da saúde e da prática de exercício físico”, André Villas-Boas deu voz ao desejo de “incentivar a prática do desporto amador e fazer com que cada sócio seja um atleta do FC Porto”, recuperando “o espírito amador que se foi perdendo com o passar dos anos”.  “É isto que é importante incentivar na prática desportiva e a Fundação do FC Porto terá um papel a desempenhar sobre isso”, afirmou o presidente portista à margem do evento que contou com as presenças de Aurora Cunha e Fernanda Ribeiro, “duas atletas que tão bem representaram a nação e o FC Porto e que são exemplos para muitos jovens”.

- 26/10/2025 - Desporto Adaptado/Boccia - Nove medalhas, das quais 3 de ouro, conquistadas por atletas do FC Porto no Torneio Novos talento - Matilde Cardoso, Raquel Cruz e Lara Castro conquistaram o ouro no Seixal.

A primeira competição da nova época marcou um arranque de excelência para os jovens atletas do boccia, tanto que alcançaram o pódio em todas as vertentes do Torneio de Novos Talentos. No Pavilhão da Escola Secundária Alfredo dos Reis Silveira, no Seixal, o FC Porto conquistou um total de nove medalhas, confirmando o trabalho de base e a qualidade crescente da secção: Na vertente de jogo de sub-23, destaque para as vitórias de Matilde Cardoso (BC1), Raquel Cruz (BC2) e Lara Castro (BC3), que subiram ao mais alto lugar do pódio, conquistando as medalhas de ouro. Seguindo-se Leonor Oliveira (BC2) que alcançou a medalha de prata, enquanto Duarte Leal, na estreia, conquistou o bronze. Na prova de Skills, as quatro atletas azuis e brancas bateram os respetivos recordes pessoais e figuraram novamente no top-3.

- 27/10/2025 - Natação - José Manuel Borges distinguido com o Prémio Carreira e Prémio Treinador do Ano de Águas Abertas, no 48.º Congresso da Associação Portuguesa de Técnicos de Natação.

A Associação Portuguesa de Técnicos de Natação (APTN) distinguiu o técnico portista José Manuel Borges com a atribuição do Prémio Carreira e o Prémio Treinador do Ano de Águas Abertas no 48.º Congresso, que decorreu no Complexo de piscinas de Rio Maior. O antigo nadador comandou recentemente a secção da Natação do FC Porto à vitória por equipas no Campeonato de Longa Distância, a 11 títulos nacionais no Open de Portugal, a 19 medalhas no Meeting Internacional do Porto e a seis ouros no Campeonato Nacional de juvenis, juniores e seniores. Na vertente de águas abertas, ajudou Angélica André a chegar ao top-5 do ranking mundial e a sagrar-se Campeã Nacional.

- 27/10/2025 - FC Porto assinou acordo de parceria com a CEiiA. Cuja parceria visa acelerar a transformação sustentável no futebol e vai ser o primeiro laboratório de desenvolvimento e teste da iniciativa do CEiiA, um centro de engenharia e desenvolvimento de produtos que projeta e desenvolve tecnologias focadas na sustentabilidade. Porque “a tecnologia e o desporto podem caminhar lado a lado e contribuir para um planeta mais sustentável”. Representou o Clube no ato o vice-presidente João Borges, lembrando que “a preocupação do FC Porto não é de agora” e revelou que o objetivo do acordo é “entender os padrões de mobilidade dos adeptos e de que forma é possível consciencializá-los e provocar uma mudança dos seus hábitos, contribuindo para a sustentabilidade do planeta”.

-27/10/2025 - Desporto Adaptado/Natação - Diana Torres conquista medalha de prata no arranque do Open Europeu de Natação com Síndrome de Down, e bateu dois recordes pessoais.

Diana Torres conquistou a primeira medalha logo no primeiro dia do Open Europeu de Natação com Síndrome de Down, na oitava edição a decorrer no Algarve. Durante a manhã desse primeiro dia, segunda-feira, nas Piscinas Municipais de Albufeira, a atleta azul e branca competiu na prova dos 50 metros costas e destacou-se na qualificação para a final com um novo recorde pessoal de 47,83 segundos, melhorando a marca anterior de 50,27 segundos. Na grande final, Diana Torres voltou a superar-se e a bater a melhor marca pessoal, terminando com o tempo de 46,95 segundos, um resultado que lhe garantiu a medalha de prata.

- 28/10/2025 - FC Porto - Exercício financeiro 2024/25: Contas aprovadas por unanimidade na Assembleia Geral da SAD

As contas da SAD do FC Porto referentes ao exercício financeiro 2024/25 foram aprovadas por unanimidade na Assembleia Geral de acionistas que decorreu durante a manhã da última terça-feira de outubro no Estádio do Dragão.

No primeiro exercício completo sob a liderança dos Órgãos Sociais eleitos para o quadriénio 2024-2028, a sociedade obteve um resultado líquido consolidado de 39,2 milhões de euros - o melhor de sempre - e conseguiu inverter de forma expressiva o prejuízo de 21,1M apresentado em 2023/24.

Numa temporada desportiva em que o FC Porto não participou na Liga dos Campeões, a quebra nas receitas UEFA (-47,9M) foi amplamente compensada pelas receitas do Mundial de Clubes (17m), pela atuação no mercado de transferências e, sobretudo, pelo controlo de custos, que baixaram 17% (quase 30M) face ao período homólogo.

Os acionistas reunidos no Estádio do Dragão aprovaram o Relatório Anual Integrado, uma proposta de aplicação dos resultados 2024/25, uma proposta relativa às medidas a adotar de acordo com o Código das Sociedades Comerciais, um voto de louvor à administração e fiscalização da sociedade, a nomeação do Revisor Oficial de Contas e confirmaram a política de remuneração dos órgãos de administração e fiscalização apresentada pela Comissão de Vencimentos.

Na abertura da reunião, André Villas-Boas declarou que “estes resultados não são apenas números; representam o restabelecimento da confiança, a validação da competência e a prova de que o FC Porto voltou a ter o controlo sobre o seu destino. Este é o primeiro passo de uma nova fase: transparente, sustentada e vencedora”. “Foi um ano de consolidação, equilíbrio e reconstrução sustentada, que nos permite encarar os futuros exercícios com confiança renovada e bases firmes para crescer”, concluiu o presidente do FC Porto.

- 28/10/2025 - Desporto Adaptado/Natação - Mais duas medalhas (uma de ouro e outra de prata) conquistadas por Diana Torres no Open Europeu. Tendo a nadadora do FC Porto, ao serviço da seleção nacional, na manhã do segundo dia de provas integrado a equipa portuguesa que triunfou na estafeta de 4x50 metros estilos, alcançado a medalha de ouro e estabelecendo um novo recorde do mundo; e de tarde ficou em 2.º nos 50 metros mariposa, com o tempo de 43,96 segundos, resultado que lhe valeu a medalha de prata. Assim contribuindo decisivamente para o sucesso da seleção nacional, somando três medalhas em dois dias de competição.

- 29/10/2025 - Cotação do FC Porto na Bolsa. Ações do FC Porto disparam e não valiam tanto desde a conquista da Taça UEFA - Em 27/10/2025, a Futebol Clube Do Porto (FCPP) esteve a ser negociada a um preço de 3,1000, com um fecho anterior de 2,70. As ações flutuaram num dia entre 3,0000 e 3,1000. E em 29/10/2025 a 3, 6000. Com as Acções do FCP a atingirem assim acima dos 3 €, quando, por exemplo, cerca de um mês antes valiam pouco mais de 1 € e do ano de 2022 para trás estavam abaixo de 1€. Verbas dentro do panorama das SAD de futebol em Portugal, mas revelando subida acentuada no FC Porto da atualidade.

A ponto de na comunicação social ter sido noticiado: « Ações do FC Porto disparam e não valiam tanto desde a conquista da Taça UEFA. Valor dos títulos dos portistas duplicou desde outubro. O momento desportivo do FC Porto num clube desportivo tem naturalmente reflexo nos resultados financeiros. Já esta quarta-feira o valor das ações do emblema portista disparou 16,13%, para os 3,60 euros, um valor que não era visto desde maio de 2003, relembra o 'Negócios'.»

- 29/10/2025 - Diana Torres alcançou a sua quarta medalha, desta vez a de bronze nos 100 metros costas, continuando a brilhar na oitava edição do Open Europeu de Natação para atletas com Síndrome de Down. A nadadora do FC Porto, no Algarve em representação da seleção nacional, passou a somar quatro medalhas, dois recordes pessoais e um recorde do mundo (faltando ainda disputar mais duas provas).

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

quarta-feira, 29 de outubro de 2025

De vez em quando - curiosidades portistas: pequena “pilha” de recordação da inauguração do “Dragão Caixa”

Recordação da inauguração do pavilhão Dragão Caixa, como inicialmente foi chamado o depois oficializado mesmo recinto como Dragão Arena.

Uma pilha, como popularmente se costuma chamar a uma lanterna de pilhas, no caso pequenina, esta mini-lanterna que foi recebida e depois usada na noite da inauguração, após ter sido distribuída pelos presentes, tendo servido para abrilhantar a coreografia da participação do público. Sendo desde aí guardada como lembrança, de ter podido viver essa noite no próprio Pavilhão do FC Porto, em su sitio, a 23 de ABRIL de 2009.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

terça-feira, 28 de outubro de 2025

De vez em quando - Curiosidades Portistas: Coleção pessoal de emblemas metálicos e esmaltados do FC Porto

Uma pequena coleção de pequenos emblemas metálicos, vulgo distintivos esmaltados de lapela ou de colocação noutros locais de uso pessoal, além de alguns pins. Pequena mas de estimação, de modo que pessoalmente vale muito. Só de distintivos alusivos ao FC Porto, naturalmente, e apenas emblemas/distintivos pequenos, quanto a esse género identificativo de clubes, além de outros de cariz pessoal.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

domingo, 26 de outubro de 2025

6.ª Corrida do Dragão e 1.ª de parceria organizativa do FC Porto - em 2025


= Como o Dragão lança fogo, tal sua força na simbologia e identidade portista... o Presidente-Dragão largou fogo no sinal da partida!

- 26/10/2025 - Corrida do Dragão - André Villas-Boas deu o tiro de partida para a Corrida do Dragão na sexta edição da Corrida do Dragão, “a primeira em que há uma grande parceria entre o FC Porto e organização”. Cuja realização foi “um sucesso absoluto”, já que “as inscrições foram dobradas”, e contribuiu para que “as pessoas tenham uma identificação cada vez mais forte com o FC Porto e que se sintam atletas do Clube praticando modalidades amadoras como o atletismo”.

Encarregado de dar o tiro de partida de “um evento que fomenta a prática do desporto” e que reforça “a importância do bem-estar, da saúde e da prática de exercício físico”, André Villas-Boas deu voz ao desejo de “incentivar a prática do desporto amador e fazer com que cada sócio seja um atleta do FC Porto”, recuperando “o espírito amador que se foi perdendo com o passar dos anos”.  “É isto que é importante incentivar na prática desportiva e a Fundação do FC Porto terá um papel a desempenhar sobre isso”, afirmou o presidente portista à margem do evento que contou com as presenças de Aurora Cunha e Fernanda Ribeiro, “duas atletas que tão bem representaram a nação e o FC Porto e que são exemplos para muitos jovens”.

Aurora Cunha e Fernanda Ribeiro presentes!

“As pessoas relacionam-se com estas duas grandes atletas de formas diferentes: há os mais jovens, que não as conhecem tão bem mas sabem o que é que elas representam, e depois todos nós, que as vimos ganhar e conquistar tantos troféus e medalhas por esse mundo fora. Não só com as cores do FC Porto, mas também com as cores de Portugal ao peito. Isso tem muita importância e significado, são duas atletas que bem representaram a nação e o FC Porto e que são exemplos para muitos jovens.”

(Com adaptações no início do texto e no restante conforme parte da reportagem in página oficial fcporto.pt)

Fica assim registada a realização da Corrida do Dragão, aqui também, pelo facto de ter sido a primeira vez em que o Clube teve parceria na organização, visto nos anos anteriores haver sido realizada por uma comissão independente, embora com autorização para uso de nome, mais simbologia e do local à volta do estádio. Ao passo que este ano o Clube teve parceria, como deve ser.








Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

sábado, 25 de outubro de 2025

Inauguradas estátuas de Alfredo Quintana e Aurora Cunha no Museu do FC Porto.

 

- 25/10/2025 - Alfredo Quintana e Aurora Cunha foram alvo de uma “justa homenagem” que tem como objetivo “estender no tempo a presença no FC Porto” dos “dois grandes atletas”. No Museu, foram inauguradas as estátuas dos eternos representantes do Clube que contam com “mais de 30 títulos conquistados com muito sangue, suor e lágrimas”.

Então, à imagem do que já acontecia no Dragão Arena, mas agora de modo monumental, Alfredo Quintana também passou a estar eternizado no Museu do FC Porto, onde no último sábado de outubro foi inaugurada uma estátua em homenagem ao saudoso guardião do andebol portista. Tendo o Presidente André Villas-Boas convidado a esposa do falecido guarda-redes ao descerramento da estátua, acompanhada pela filha, Alícia.

Raquel Ferreira: “A memória do Quintana mantém-se viva com estas homenagens”

 “Imensamente grata” pelo gesto que ajuda a manter “a memória viva”, a esposa Raquel Ferreira afirmou que “esta homenagem vai permitir que cada pessoa que visite o Museu relembre o Quintana e conheça a sua história”, a lenda de “um grande homem e atleta” que partiu cedo demais.

A história de um Guerreiro Extraordinário

“Sinto uma enorme gratidão. O presidente André Villas-Boas tem um coração enorme e tem permitido que a memória do Quintana se mantenha viva com estas homenagens, não só em datas específicas.”

Um grande homem, pai e atleta

“Falo sempre com a Alicia como se o pai estivesse presente. Ela conhece todas as histórias do pai e vê todas as fotos e vídeos, porque eu quero mesmo que ela saiba o grande homem e atleta que o pai era. É sempre bom que se prestem a estas homenagens para reforçar aquilo que eu lhe vou dizendo, incutindo e mostrando.”

Perante a presença de “uma grande maratonista, uma grande corredora e grande vencedora”, o presidente agradeceu a Aurora Cunha “por tudo o que atingiu e por ter dignificado o nome do FC Porto além-fronteiras com tudo o que conquistou” antes de se dirigir à família de Quintana e lembrar alguém que “representou muito para o FC Porto, deu a vida em campo pelo Clube, deixa grandes memórias e é muito acarinhado”.

História agora perpetuada no Museu

“É um prazer enorme estar aqui na vossa presença a prestar homenagem a dois grandes atletas do FC Porto. Não é só uma celebração de memória, mas com muito portismo à mistura. Estes dois atletas têm mais de 30 títulos conquistados com muito sangue, suor e lágrimas.”

Aurora Cunha

“A Aurora Cunha era uma grande maratonista, uma grande corredora e grande vencedora em grandes palcos mundiais e o FC Porto está muito grato por tudo o que atingiu e por ter dignificado o nome do FC Porto além-fronteiras com tudo o que conquistou.”

Alfredo Quintana

“O Alfredo Quintana… hoje estão aqui a pequena Alicia e a Raquel, que estão a representar o pai e o marido, um grande atleta do FC Porto. Temos também a sua equipa de andebol, os seus colegas que o sentiram de perto. Representou muito para o FC Porto, deu a vida em campo pelo Clube. A Alicia certamente dançará melhor do que o seu pai, vimos ali nas imagens, mas deixo grandes memórias no FC Porto e é alguém muito acarinhado.”

Uma justa e sentida homenagem

“Esta é uma justa homenagem que estende no tempo a vossa presença no FC Porto. No caso da Aurora, é uma homenagem bem merecida, e no caso do Quintana não há homenagens que possamos fazer para colmatar a ausência dele. Queremos sempre perpetuá-lo no FC Porto. Obrigado a todos.”

Aurora Cunha: “Estou muito orgulhosa”

Acabada de ver inaugurada a sua estátua no Museu e agradecida “ao presidente André Villas-Boas por fazer esta homenagem em vida porque é sentida, merecida e é um orgulho muito grande”.

Aurora Cunha recordou o percurso de “uma atleta que esteve durante 20 anos ligada ao FC Porto e nunca abandonou o FC Porto por dinheiro de outros clubes”: “Eu fui fiel ao FC Porto e temos aqui ‘o rapazinho’ de José Maria Pedroto, que em 1977/78 me pôs a alcunha de ‘o rapazinho de Ronfe’. Fico feliz, ele lá deve estar feliz e a família dele também deve estar feliz porque ‘o rapazinho’ acabou por vir parar ao Museu FC Porto”.

Um momento para a eternidade

“Quero agradecer ao presidente André Villas-Boas por me fazer esta homenagem em vida porque é sentida e é um orgulho muito grande para a minha família e amigos que estão cá hoje porque é merecida.”

Agradecimentos especiais

“Estou muito orgulhosa. O meu marido estaria muito orgulhoso se aqui estivesse entre nós porque também foi meu treinador. Obrigado ao professor Fonseca e Costa e ao Alfredo Barbosa, foram eles os responsáveis por estar a partilhar aqui este momento de grande felicidade. Obrigado a toda a direção e viva o FC Porto.”

Nota do autor deste blogue: A narrativa acima transcrita (“entre parênteses”) é do que foi e está publicado na página oficial do FC Porto (“fcporto.pt”), bem como também do texto da página do Porto Canal (portocanal.sapo.pt). Assim como as imagens são da pagina do Museu FC Porto. O que com a devida vénia se partilha aqui. Naturalmente escrito por alguém que esteve presente. Através de cuja reportagem se fica a saber o que se passou nessa bela ação.

Agora, em visão pessoal, acresce anotar que o Museu do FC Porto ficou mais completo no aspeto de justiça, perante a galeria da estatuária memoranda do museu, visto anteriormente a Aurora ter sido injustiçada aquando da inicial colocação das estátuas, tendo-se logo notado a falta duma sua, havendo ela sido Campeã Mundial de Estrada, por exemplo. Já quanto ao eterno Quintana nem é preciso acrescentar mais nada. Enquanto, agora, para maior e melhor reposição de justiça, falte que futuramente seja colocada uma também do hoquista Cristiano, que foi o maior da modalidade no clube, quer como atleta e como treinador, até mesmo tendo sido o primeiro treinador campeão europeu do FC Porto (sabendo-se que o título de campeão europeu do hóquei em patins, em 1986, foi o primeiro do FC Porto em tudo, visto o primeiro do futebol ter sido um ano depois e os do bilhar anos mais tarde). Bem como seria de elementar justeza que dois ícones do futebol, como foram Hernâni e Américo, fiquem ali também em local visível, quão o senhor General do futebol portista e o guarda-redes Baliza de Prata merecem ser vistos figurativamente em modo monumental, de corpo inteiro, em vez de ficaram como foram quase escondidos em meio corpo no cimo do autocarro… pois estão entre os maiores na História do FC Porto.

Ainda bem que o Presidente André Villas-Boas tem sensibilidade clubístico-portista e está a fazer ajustes, como no caso da reposição de justiça para com a Aurora Cunha e no avivar da memória sobre o Alfredo Quintana. De modo à História do FC Porto ir ficando melhor refeita e no presente de bem com o Portismo que corre, salta e joga nas veias do sentimento azul e branco.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

quarta-feira, 22 de outubro de 2025

Curiosidade histórica de encontros do FC Porto com o Nottingham Forest – na calha do primeiro jogo oficial entre os dois clubes do futebol europeu

O FC Porto e o Nottingham encontram-se esta temporada na terceira jornada da fase Liga da prova europeia Liga Europa, em que ambas as equipas estão e pela primeira vez se irão defrontar em jogos oficiais, nesta quinta-feira 23 de outubro. Tendo, até agora, apenas se encontrado num jogo particular, como foi o caso acontecido num torneio em Vigo, corria o verão de 1978, «no início de uma época em que os ingleses "chocaram" o mundo. Paco González marcou o único golo nos Balaídos diante uma equipa com Peter Shilton, Martin O"Neill e Garry Birtles. Os dragões tinham acabado de terminar com o jejum de 18 anos no campeonato.» Como é recordado no jornal O Jogo (num texto de Carlos Gouveia). Acrescentando: «Os cadernos de história do futebol estão em branco no que diz respeito a confrontos entre FC Porto e Nottingham Forest, apontando a partida de quinta-feira, no City Ground, como o primeiro a nível oficial. Contudo, os dois clubes já se defrontaram uma vez, numa partida de caráter particular. Aconteceu a 16 de agosto de 1978, na atribuição do terceiro e quarto lugar do torneio "Cidade de Vigo", disputado perante 25 mil pessoas no Estádio dos Balaídos. Na final, refira-se, o Cruzeiro derrotou a equipa da casa (2-1). Os portistas, orientados por José Maria Pedroto e acabados de vencer o título nacional, quebrando um jejum de 18 anos, jogaram com Fonseca, Gabriel, Adelino Teixeira, Vieirinha, Freitas (Lima Pereira, 23"), Duda, Rodolfo Reis, Vital (Paco González, 78"), António Oliveira (Óscar, 46") e Gomes. Um golo do paraguaio Paco González aos 81" foi suficiente para vencer. Do outro lado, uma equipa recheada de jogadores que viriam a marcar uma era no futebol inglês, como Peter Shilton, Martin O"Neill e Garry Birtles.»

Curiosamente, o autor do golo, González, durante a época de 1977/78 pouco jogara, tendo entrado simplesmente em 5 jogos do Campeonato e 3 na Taça de Portugal (prova em que marcou 1 golo). Acabando nesse período de pré-época, para a seguinte temporada de 78/79, estado inicialmente a suplente e entrado depois nesse jogo (assim, como por exemplo, os então reforços Lima Pereira e Óscar) para ser marcador improvável, em resultado da substituição ter tido sucesso. Embora durante a época, que se seguiria, acabasse por apenas entrar num jogo, terminando a sua participação de duas épocas no plantel das Antas.

Ora, também na revista Dragões já antes houve referência ao caso, conforme consta em seu número de SETEMBRO 2025, entre algumas histórias relacionadas com os adversários desta fase de Liga da Liga Europa, através de um trabalho de Alberto Barbosa que, com a devida vénia, aqui se reproduz, a evocar mais uma história interessante para figurar na memória portista.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

terça-feira, 21 de outubro de 2025

Um ramo de flores ao futebol feminino na graça de um cartão recebido – em retorno grato portista a Beatriz Menezes!


O futebol feminino em Portugal teve um antes e tem um depois do FC Porto ter passado a ter oficialmente equipas de futebol feminino e especialmente uma equipa sénior, nos campeonatos jogados por equipas de mulheres, por assim dizer. Como antes se passava aqui com o autor destas linhas, quão pessoalmente concluo e confirmo, mas também se verificava com o ambiente geral. De modo que mesmo contando desde início com os grandes de Lisboa, que assim facilmente lideraram e vão tendo o domínio na 1ª Liga, a atual Liga BPI, o campeonato principal do futebol feminino ia passando despercebido das atenções, a não ser dos adeptos dos clubes interessados obviamente. Enquanto depois, logo que o FC Porto passou a ter futebol feminino e criado a equipa principal azul e branca, mais as dos escalões seguintes, até os nomes das jogadoras passaram a ser conhecidos, quando antes nem se sabia se existiam. É a verdade. Ipso facto.

Ora, a memória do surgimento da secção do futebol feminino no FC Porto, já nos inícios da presidência de André Villas-Boas à frente do destino de salvação do FC Porto, ainda de fresca e boa memória, transporta à lembrança das primeiras notícias surgidas na comunicação social. Lembrando que a primeira vista da confirmação do FC Porto aderir ao futebol feminino, a sério, teve confirmação numa reportagem de um jornal, sendo que a cara impressa era de uma jovenzinha guarda-redes, de nome Beatriz, como depois eu soube – a Beatriz Menezes que foi então a cara da novidade do futebol feminino no FC Porto, aquando da primeira apresentação jornalística. Como aqui neste blogue ficou também registado, num dos primeiros registos da entrada do futebol feminino no mundo do clube dragão.

= Época de 2023/24 - sub15, futebol de 7 (Dragon Force) =

Entretanto o futebol feminino no FC Porto foi um sucesso imediato, como se viu na apresentação apoteótica do plantel sénior no estádio do Dragão, perante uma moldura humana de assistência que bateu o recorde até então, de presenças em jogos de mulheres. E depois se foi sucedendo nos jogos disputados no mini-estádio do Olival e nos outros campos. Tal como foi havendo acompanhamento dos restantes escalões. Em cuja evolução, entre as diversas atletas, estava também a jovem guarda-redes Beatriz. Que nos apontamentos aqui do autor, neste espaço de memorização portista, foi apontada como esperança e a quem então eu – expondo na primeira pessoa – cheguei a referir que esperava um dia ter retorno grato das referências anotadas com recebimento duma camisola dela, quando ela fosse campeã pelo FC Porto.

= Foto de equipa da época de 2024/25 - sub-17, futebol de 9 - no primeiro ano de futebol feminino oficial no FC Porto =

Contudo, no decurso da atividade do futebol feminino portista, que até, além da inicial equipa começada pela base das provas e que logo subiu de divisão, a agora equipa A, tem já atualmente também uma equipa B sénior (cuja estreia em jogos oficiais ocorreu no passado dia 12 deste mês de outubro), a secção foi passando por diversas fases, incluindo a continuidade dos escalões jovens, de formação. Sendo que entre as atletas foi havendo continuidade, mas também saídas e entradas. De modo que a Beatriz, que jogou no FC Porto nos escalões de Sub-15 e Sub-17, acabou por no início desta época de 2025/26 ter de mudar o rumo de sua carreira. Levada pelas circunstâncias a ter de mudar de ares, de forma que esta época está nas seniores do Castêlo da Maia. Com valorização acentuada, de modo que passou também a ser treinadora de escalões de formação, tanto que, entretanto, está a dar os primeiros passos como "Mister", naturalmente com muito para aprender e crescer, mas já com uma pegada desportiva bem afirmativa.

Pois a Beatriz, em reconhecimento seu do trabalho aqui desenvolvido em prol do futebol feminino portista, um destes dias surpreendeu o autor deste blogue com uma interessante e bela oferta, num brinde enviado e aqui recebido de duas fotos de equipas que ela integrou nas suas andanças no FC Porto, de quando em 2023/24 integrou a equipa de Sub-15 de futebol de 7 (quando no clube o futebol feminino estava a dar passos no projeto Dragon Force) e depois em 2024/25, já com o futebol feminino oficializado no clube, entre as equipas portistas em que jogou, no caso a equipa de Sub-17 de futebol de 9. Tendo a oferta desse super-brinde, tão apreciado por mim, obviamente, sido acompanhado por um cartão, cujo conteúdo fala por si. E como tal aqui reproduzo, através de digitalização do mesmo, que fica guardado entre as ternas e mais belas recordações desta vida de Portismo pessoal.

Pois então, como agradecimento personalizado a tão bela atitude, aqui se dá testemunho disso. Enquanto continuará a ter aqui um atento seguidor de sua carreira, confiante que um dia ainda poderá regressar ao FC Porto, e então poderá concretizar a oferta da camisola de campeã pelo nosso Clube. Como continuo, sabendo, para já, que infelizmente no primeiro jogo pelo Castêlo da Maia, para a Taça de Portugal contra o Famalicão, logo no aquecimento se magoou numa mão, partindo um dedo e consequentemente vai ter de ser operada – já nesta quinta-feira, e como tal aqui vão e ficam meus votos sinceros de bom resultado e rápida recuperação. Mas, enquanto isso, possivelmente só podendo voltar à competição no final deste ano (…ossos do ofício!), irá colmatando o tempo de recuperação com sua outra função: como está a dar os primeiros passos de “Mister” a treinadora principal dos sub-6 e adjunta dos sub-7 e sub-9, ajudará jovens a crescer e aprenderem, quem sabe a formar craques que futuramente poderão vir a vestir a camisola do FC Porto, também.

= A Beatriz este ano no Castêlo da Maia.

Assim sendo, aqui fica isto, qual grato ramo de flores ao futebol feminino na graça do cartão recebido e retorno reconhecido de agradecimento portista à Beatriz Menezes, atual jogadora e treinadora no Sport Clube Castelo Da Maia, mas sempre Portista.











= Àlbum de carreira no FC Porto!

Nota acrescida: referente à crónica dos inícios do futebol feminino no FC Porto, recorde-se o mesmo artigo publicado aqui (clicando) em

https://memoriaporto.blogspot.com/2024/08/antecedentes-do-futebol-feminino-no-fc.html

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))