- Culminou em suma o percurso com um bonito currúculo internacional, conforme ficou numa coluna do trabalho de Rodrigues Teles sobre os futebolistas Internacionais do FC Porto, com publicação também em fascículos no jornal O Porto
Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis
Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis
Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.
A. P.
sábado, 28 de agosto de 2021
Efeméride sempre recordada: A aquisição de Pedroto para o FC Porto em 1952
- Culminou em suma o percurso com um bonito currúculo internacional, conforme ficou numa coluna do trabalho de Rodrigues Teles sobre os futebolistas Internacionais do FC Porto, com publicação também em fascículos no jornal O Porto
Exercício de Memória Portista em recortes e cromos de futebol soltos, de épocas diversas...
Como simples exercitação de material disperso de algum
acervo colecionado, em recortes diversos e cromos a granel, de diferentes
temporadas, juntam-se alguns exemplos, apenas como tal, do que faz também a
nossa memória Portista.
Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))
sexta-feira, 27 de agosto de 2021
Em efemérides portistas: - O dia em que nasceram figuras portistas, em anos diferentes, como Deco e… Paulo Jorge Oliveira. Parabéns Paulo!
No dia 27 de Agosto de 1977 nasceu Anderson Luís de Souza, nascido do outro lado do Atlântico, no Brasil, aquele que depois ficou mais conhecido pelo seu nome futebolístico de Deco, o Mágico que jogou no FC Porto e pela seleção nacional de Portugal. E... Uns anos antes, em 1974, nasceu a 27 de agosto um amigo destas lides das partilhas de coisas e loisas da história portista, o Paulo Jorge Oliveira, nascido no Porto, em plena capital do Norte de Portugal. Este, portanto, também já depois da mudança político-social derivada do 25 de abril transformador da sociedade portuguesa, com influência até no panorama desportivo… Sendo assim, por quanto o Paulo é figura conhecida das redes sociais entre adeptos do mundo portista, sobretudo, além de conhecido colecionador de literatura e artefactos da nação dragoniana, tal data, o seu dia de nascimento e consequente data de aniversário natalício, uma das efemérides azuis e brancas.
Parabéns Paulo! Com um abraço de desejo de muitas
felicidades, para ti e para o nosso mundo azul e branco do Dragão!!!
Armando Pinto
quinta-feira, 26 de agosto de 2021
Efeméride: Estreia dos torniquetes nas entradas do estádio das Antas – a que ficaram ligados Alexandre Magalhães e Eng.º Pinto de Almeida – em dia de abertura do Campeonato de 87/88 com goleada !
A 26 de agosto de 1987, no primeiro jogo oficial após a grande conquista de Viena, os então campeões da Europa começavam a nova temporada em dia de festa no estádio das Antas, numa noite de gala culminada com uma exibição que fez entusiasmar a grande multidão que encheu o estádio.
Era ainda tempo de férias, com muitos emigrantes, imigrantes e veraneantes a juntar-se aos adeptos de sempre, de modo que a lotação teve boa enchente, como se sentiu sobremaneira pela contagem que nesse dia passou a vigorar, nas Antas. Havendo nesse final de tarde e princípio da noite, em que o FC Porto recebia o histórico Belenenses no princípio do Campeonato da nova época de 1987/88, coincidente também com a estreia de Rui Barros na equipa principal, sido de modo particular assinalável a estreia do sistema de torniquetes implantados no Estádio das Antas. Nova realidade de então no estádio do FC Porto, a que a que ficaram ligados o dirigente Alexandre Magalhães e o colaborador do clube Eng.º Pinto de Almeida.
À instalação de torniquetes nas entradas do estádio das Antas, com efeito, ficou associado o labor de iniciativa do então Vice-presidente da Direção do FC Porto Alexandre Magalhães, conforme ficou registado na revista Dragões – cuja entrevista se recorda agora, a propósito.
Tendo Alexandre Magalhães
liderado um grupo de trabalho em que, além dele, teve papel importante o Eng.º
Pinto de Almeida, também assim gravado historicamente na mesma revista oficial
do clube.
Sobre o jogo, ainda com a auréola do calcanhar de Viena,
Madjer foi também autor de um “hat trick” e de um novo golo de calcanhar, a abrilhantar
um grande jogo de toda a equipa, em que que, na tradição da receção a equipas
de camisolas azuis, os jogadores portistas equiparam de camisola branca, à época
listada ao peito de riscas azuis horizontais, mais calções e meias brancas,
para o confronto com os do Restelo. Resultando no fim uma bela vitória por 7-1, com Tomislav Ivic também
pela primeira vez no banco portista e o capitão Gomes a fazer as honras da
casa, cuja goleada na junção de factos ficou como registo, ao início de mais uma época inesquecível.
Armando Pinto
((( Clicar sobre as imagens )))