Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 5 de abril de 2025

Porto – palavra exata. Algo de sentimento especial!

A minha pele mais agarrada ao sentimento. A sagrada camisola azul e branca do FC Porto. Tendo crescido no Portismo com a camisola das duas listas azuis diante dos olhos, e o nome do Porto e de Américo, Pinto, Hernâni, Festa, Arcanjo, Nóbrega, etc. nos ouvidos e letras, de rádio e jornais. Eram as camisolas historicamente clássicas ainda de golas brancas (tipo camisa ou pólo), lindas que se fartavam, a chegar bem cá dentro, vindas de décadas anteriores, já, e me enchiam os olhos então nos inícios e até mais de meio dos anos sessenta. Seguindo-se as também de duas listas azuis mas de gola redonda, desde finais dos anos 60 e pelos 70 bem dentro, como esta que primeiro tive colada ao corpo e ainda tenho guardada, agora numa moldura. E com esta e sucessoras, mais ou menos apreciadas em seus padrôes, mas porque todas têm o brasão abençoado, vivemos por elas com estas cores, nossa simbologia e sentimento. Não só no futebol, mas também. E pelas camisolas azuis e brancas é todo o sentimento de quem se habituou a ganhar com justiça, na força que o bem ainda vai ganhando sobre o mal. Na beleza que ganham as horas e os dias quando o Porto ganha.  Mas a ganhar ou a perder, sempre Porto até morrer!

Porto – palavra exata. Algo de sentimento especial!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

sexta-feira, 4 de abril de 2025

Homenagem de parabéns a um blogue amigo - no 18.º aniversário do “Dragão até à morte”! (Recordando artigo sobre a Blogosfera Portista na revista Mundo Azul…)

O “Dragão até à morte” é há muito um espaço portista de referência, entre os mais carismáticos blogues de teor afirmativo e defensor do Futebol Clube do Porto. Sendo a chamada blogosfera um mundo de impacto. E como tal os blogues de teor portista detêm uma importância assumida. Bastando ver como os adversários não gostam da sua existência. Como já acontecia há quase duas décadas, quando eu comecei a seguir o blogue “Dragão até à morte” e de seguida passou a haver também um meu, o primeiro, entretanto vandalizado e feito desaparecer do espaço Blogger da Internet por adeptos adversários. Mas, por mais que custe aos do contra, como se diz, continua a mesma linha no atual “Memória Portista”, de cariz mais historiador, mas também e sempre defensor do FC Porto, acima de tudo.

Ora, desses tempos em que apareceu o “Dragão até à morte” já restam poucos blogues. Mais se justificando os parabéns que merece este mesmo blogue do amigo Manuel Vila Pouca, que perfaz agora 18 anos de existência. Atingindo a maioridade, como ele também diz hoje.

Assim sendo, com uma vénia de saudação, faz-se aqui e agora uma justa homenagem ao “Dragão até à morte”, com uma elucidativa recordação, através da reposição de um artigo publicado em 2010 na antiga revista Mundo Azul, sobre a Blogosfera Portista, por já aí o “Dragão até à morte” ter merecido referência.

Posto isto, cantando por escrito os parabéns ao trabalho do Vila Pouca, fica a ideia que continua a ser muito importante o espaço da Blogosfera Portista, entre os bem-intencionados blogues. Para continuar… ok, caro Dragão até à morte!

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))