Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

domingo, 27 de julho de 2025

FC Porto Vintage grande vencedor da Liga Portugal Legends/2025 – Trunfo Portista no campeonato de antigos craques!

O FC Porto Vintage foi o grande vencedor da terceira edição do campeonato da Liga Portugal Legends, competição que reúne antigos craques do futebol português e que este ano decorreu no Estádio do Viveiro, na Nazaré. Em resultado do triunfo sobre o Benfica por 2-1 na final, na quarta vitória consecutiva em outros tantos jogos efetuados na prova.

Após a fase de eliminatória e apurados os vencedores para a fase de grupos, na sexta-feira, disputou-se no sábado a definição dos vencedores e consequente chegada às meias-finais e final, no términus do campeonato, no domingo. Com um final feliz para o FC Porto, que ao terceiro ano de competição da mesma prova triunfou, finalmente, dando razão ao ditado que à terceira é de vez.  

Bruno Vale (g.r.), Bruno Alves, Hélder Barbosa, Bruno Moraes, Nuno Coelho e Rolando foram os seis titulares eleitos pelo treinador/jogador Bruno Alves, tendo sido reforços Ricardo Silva, Marek Cech, Paulo Assunção, Rui Barros, Tiago Cintra e Fernando Valente "Joca", que jogaram também e bem.

Enquanto os lisboetas, orientados por Bruno Basto, alinharam com Bruno Costa (g.r.), Fejsa, Carlitos, Eliseu, Sílvio e André Almeida, mais Tiago Gomes, José Soares, Mantorras, Nélson e Manuel Fernandes.

Os Dragões alcançaram um registo perfeito na prova com quatro triunfos noutros tantos jogos: na fase de grupos bateram o Vitória SC por 1-0 e o Estrela da Amadora por 3-1; depois, voltando a defrontar a equipa da Amadora, como melhor segunda classificada entre os conjuntos com a mesma pontuação secundária dos grupos, nas meias-finais a equipa do FC Porto voltou a ser superior à dos tricolores, vencendo por 6-2; e, finalmente, na grande decisão, na final os representantes do FC Porto derrotaram os rivais da Luz por 2-1, recebendo e levantando no fim a taça de campeões do torneio anual de futebol de seis, que faz regressar aos relvados velhas figuras do futebol nacional.

Assim sendo, o FC Porto foi coroado grande vencedor da terceira edição da Liga Portugal Legends, ao bater o Benfica por 2-1, este domingo 27 de julho, no jogo decisivo do torneio que juntou antigos craques do futebol nacional no relvado do Estádio do Viveiro, na Nazaré. Depois de começarem o dia com um triunfo por 6-2 frente ao Estrela da Amadora na meia-final do torneio de futebol de seis, os dragões superaram os águias (que tinham eliminado o SC Braga nos penáltis) num jogo bem disputado. Bruno Moraes foi o herói da tarde, ao assinalar os dois golos do FC Porto. Completando assim cinco golos marcados a soma deste brasileiro de 41 anos, equipado com a camisola 9 azul e branca, Bruno Morais.

Rui Barros, capitão da equipa, antigamente conhecido por formiga atómica, e Bruno Alves, jogador-treinador da equipa, levantaram o troféu que fez do FC Porto o mais recente campeão da Liga Portugal Legends, sucedendo a Sporting (2024) e Vitória SC (2023).

Entre destaques paralelos deste campeonato, o SC Braga ficou em 3.º lugar, ao bater o Estrela da Amadora por 6-3 no jogo do 3.º lugar, conquistando, assim, o último lugar do pódio. E Bruno Vale, do FC Porto, foi o melhor guarda-redes.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário