Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sexta-feira, 21 de novembro de 2025

Efeméride da estreia de Domingos em jogos oficiais - em 1987.

 

A 21 DE NOVEMBRO, em 1987, estreou-se pela equipa principal do FC Porto, em jogos oficiais, o avançado Domingos, outro a seguir ao Gomes que honrou a camisola número nove azul e branca.

Depois de ter tido sua primeira vez como sénior pelo FC Porto em agosto, ainda na pré-época, em jogo particular em Itália diante do Foggia, foi depois em novembro que na terceira eliminatória da Taça de Portugal se estrou oficialmente o então jovem Domingos Paciência, a poucos meses de completar 19 anos.

Nesse encontro Domingos foi lançado de início por Tomislav Ivić frente ao Moura, clube da terceira divisão, que os Dragões derrotaram por 2-0 - com golos de Juary e Raudnei - no caminho para a sexta conquista da prova rainha.

Assinalando o facto, ilustra-se a efeméride com duas imagens desse jogo e com a ficha de Domingos, à época, em 1987/88.

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário