Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

terça-feira, 16 de setembro de 2025

Efeméride da 1.ª Vitória do F C Porto em provas oficiais europeias de futebol senior !

Estava-se em finais do verão de 1964 e aqui no meu mundo, que já andava com o meu Porto Clube na cabeça, a passagem das horas da noite, a 16 de setembro, de início da noite, então, foi deveras entusiasmante. Eram tempos de poucos aparelhos de televisão ainda por aqui na minha terra e mesmo em volta pela região, ouvindo-se mais rádio, e os dias quentes terminavam com as pessoas a conviver em locais mais propícios, a maior parte das vezes até junto a suas casas, na fresca do luar ainda restante. Ouvindo-se então, entre amigos o relato do jogo do Porto, que nesse final de dia jogava contra uns franceses. E com grande alegria, sucederam-se três golos do Porto, logo com dois do Pinto que eu admirava dos cromos – os bonecos de rebuçados que nós comprávamos e colecionávamos nas cadernetas, e entre amigos trocávamos, ou por troca direta por outros que faltassem a algum colega ou através de jogos ao botão ou mesmo a jogar à bola, entre amigos. E, na noite desse jogo do relato, com o Américo, que era meu ídolo, a defender tudo, numa exibição muito gabada pelos relatadores do Norte Reunidos.  Sim, porque mesmo nesse tempo, tinha eu poucos anos ainda de vida e estava em idade escolar primária, já não gostava de ouvir relatos de emissoras que só davam partes dos jogos do Porto e quando se lembravam de passar (“álou Antas”) até era para darem azar. Por isso nesse início da noite de 16 de setembro, ainda em tempo de férias escolares, antes do início das aulas da passagem para o outono de 1964, eu coloquei o rádio de nossa casa a dar nos Emissores do Norte Reunidos, em modo de se ouvir fora de casa enquanto brincávamos entre amigos. Tanto que no dia seguinte, como de costume saindo de casa cedo para me encontrar com os amigos para os jogos habituais, até o nosso jogo da bola decorreu com um entusiasmante relatar que era o Pinto, como sou de nome, a marcar golos, enquanto de permeio ia contando aos que não tinham ouvido, como o Américo fizera uma portentosa exibição. Havendo então um amigo que costumava ter de tomar conta de um irmão mais novo, bebé ainda, por os pais andarem a trabalhar na sua labuta diária, e até esse catraio ficou esquecido algum tempo enquanto decorria esse pós-jogo comentado entre nós. Tal o resultado dilatado dessa vitória inesquecível.

*****

Faz agora anos que aconteceu isso: a 1ª vitória europeia do F C Porto, a nível oficial do futebol sénior  a 16 de setembro de 1964.


Com efeito, perfaz agora anos, na data deste dia 16 de setembro, que em 1964 o FC Porto conseguiu a primeira vitória nas competições da UEFA. Foi na Taça das Taças (antiga Taça dos Vencedores de Taças, entretanto extinta e, por junto com a também anterior Taça das Cidades com Feira, na prática substituída pela Taça UEFA, agora Liga Europa). Facto então acontecido frente ao Lyon e por claros 3-0, através de 2 golos de Custódio Pinto e 1 de Carlos Baptista, guarnecidos com grande exibição de Américo e seus companheiros. 


Pela estrondosa repercussão que teve essa vitória, o jornal O Porto dedicou então lugar cimeiro na sua primeira página e continuação de reportagem ampla na última, como se regista. 

~~~ ***** ~~~
Passou entretanto já muito tempo daí, decorrido desde o início europeu do futebol portista com equipas francesas. E sobretudo ficou nos anais da história do FC Porto essa ocorrência, com a primeira vitória conseguida em jogos oficiais perante equipas europeias. 


Tanto foi algo de realce, isso, que aqui o autor destas linhas até anotou uma crónica pessoal nesse tempo sobre o acontecimento, entre registos arquivados, em forma gráfica manuscrita com a letra própria do aluno de 3.ª classe primária que à época ainda era.


Vem assim a talhe recordar e afirmar o pontapé de saída dado em 1964, diante dos franceses da equipa leonina que mal tiveram oportunidade de palrar, então.


Ora, a grande e brilhante história do futebol portista em provas europeias começou, portanto, em 1964/65 (para a Taça das Taças), nessa eliminatória em que o F C Porto venceu o Lyon pela primeira vez, também, e logo com duas vitórias, cá e lá.


= Equipa do F C Porto que alinhou no jogo das Antas com o Lyon, com (a partir de cima e da esquerda para a direita): Rolando, Paula, Festa, Almeida, Joaquim Jorge e Américo; Jaime, Pinto, Valdir, Carlos Baptista e Nóbrega.

Pela curiosidade e pertinência, recordamos essa disputa a duas mãos com o Lyon, resultante numa ampla vitória caseira por 3-0 e depois reforçada com a confirmação na visita ao terreno francês, tal o resultado final de 0-1 favorável à turma portista.


Depois, recorda-se, na segunda mão, em França, a equipa do F C Porto voltaria a ganhar, aí por 1-0, com golo do Valdir.

Dessa célebre jornada dupla e amplamente triunfante, recordamos alguns "flashes" históricos através de imagens que guardamos em nosso acervo pessoal, deixando tais recortes fazer uma devida crónica visual perante a natural diluição gráfica, patente no que ficou impregnado em papeis gastos pelo efeito dos tempos, contudo de afetos ainda visíveis no que ficou de memória ternamente vitoriosa.


^^ * ^^

Começado assim a vencer a nível oficial pela Europa fora a partir de 1964, cada vez se nota mais que o F C Porto tem nome e boa fama por todo o mundo, como grande clube mundial que é! 


Armando Pinto

((( CLICAR sobre as imagens digitalizadas, para AMPLIAR )))  

Sem comentários:

Enviar um comentário