Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta Transferências. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Transferências. Mostrar todas as mensagens

terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Seninho: Protagonista duma transferência antiga sempre recordada.


Seninho – nome artístico-desportivo de Arsénio Rodrigues Jardim - é um antigo futebolista que faz parte da História do F C Porto e tem lugar especial nas recordações Portistas.

Ora, estando-se em tempo de transferências de meio da época, no chamado período do mercado de inverno, com toda a expetativa e carga sensível que essa faceta transmite ao mundo da bola, diante do panorama de entradas e saídas... relembramos uma das mais mediáticas mudanças acontecidas, há muito, como foi a ida de Seninho para os Estados Unidos da América.


Seninho fora um dos célebres componentes da formação azul e branca que em 1977/78 conquistou finalmente o título nacional que há muito fugia ao F C Porto, depois de na época anterior também ter participado em vitoriosa campanha na Taça de Portugal. Após ter festejado a grande alegria de ser Campeão Nacional, em 1978 rumou até terras americanas, para o Cosmos de Nova Iorque, por tentadora oferta que o levou a ganhar uma avultada remuneração, à época.


Dessa realidade, recordamos o que publicou a revista Selecções Desportivas em sua edição de Dezembro de 1978.



Armando Pinto

»»» CLICAR sobre as digitalizações, para ampliar «««

segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Hulk: Mais um que parte…


Já nada é como era… Longe vão os tempos em que se identificava um atleta a um clube, fosse jogador de futebol, hóquei, andebol, ou ciclista, por exemplo, sendo assim celebrizados um Hernâni do Porto, o Américo do Porto, o Pinto do Porto, Festa do Porto, Pavão do Porto, o Sousa Cardoso do Porto, o Fabião do Porto, o Dover do Porto… Agora, mal cheira a somas elevadas, ei-los que partem… Seja como foi com o Falcao, mais todos os outros futebolistas e não só, de tantos que têm sido, daqueles que se gostava que ficassem… e agora o Hulk. 

Sabemos que os negócios do futebol não se compadecem com sentimentalismos, mas está tudo a perder-se, sobejando demasiados interesses materialistas.

Com este caso de agora pior é, mais, pelas falsas esperanças entretanto enraizadas perante a evolução dos acontecimentos, até ao passado fim-de-semana. Mas, afinal… os adversários ficaram mais que satisfeitos, pois o Hulk sai... e a equipa do FC Porto fica sobremaneira desfalcada. 

Valeu ter ficado mais uns dias, pelo golo que marcou no Algarve, um dos três com importância nos pontos somados pela vitória, para já. Contudo, a partir daqui é uma desilusão maior ainda, porque já não se contava com a transferência e logo para um clube sem grande expressão mundial. Depois do que Pinto da Costa disse ultimamente é de se ficar desiludido. A mim a verba envolvida não me diz nada. E nem vale a pena dizer mais nada. Enfim. 

Armando Pinto 
»»» Clicar sobre a imagem, para ampliar «««