Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

sábado, 15 de fevereiro de 2025

Efeméride da inauguração do (então) novo túnel do Estádio das Antas – em 1976.

 

A 15 de fevereiro de 1976 a Direção liderada por Américo de Sá inaugurava um novo túnel de acesso aos balneários no Estádio das Antas. Em substituição do antigo túnel, que antes se via por trás da baliza e então foi fechado, para aparecimento do novo, por baixo da bancada em constração, à época. Tendo a inauguração dessa novidade acontecido no dia do jogo FC Porto-CUF do Barreiro, para o Campeonato da 1.ª Divisão Nacional de 1975/76, em que a equipa principal do FC Porto, com Cubillas, Ademir, Tibi, Seninho e C.ª venceu a CUF por 1-0, através de um golo de Ailton.

Estava então o Estádio do Futebol Clube do Porto em obras de fecho da bancada do lado da antiga entrada da maratona, com a construção da nova bancada e arquibancada. E no decurso das derivadas transformações operadas surgiu o novo túnel. Cuja inauguração ocorreu então dias antes de ser também inaugurado um trecho da bancada nova, que estava a ser construída (e entraria em funcionamento no final do mesmo mês de fevereiro, num jogo particular, tal como depois a totalidade das bancadas no fim de abril seguinte).

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário