Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

quarta-feira, 5 de fevereiro de 2025

Futebol Feminino Portista – 1.ª chamada duma futebolista da equipa principal do FC Porto para uma Seleção principal !

 

- 05/02/2025 – Futebol feminino sénior – Primeira chamada duma futebolista da equipa principal do FC Porto para a Seleção principal de uma Nação, no caso estrangeira, embora de língua portuguesa – Adriana Semedo, convocada para a Seleção A de Cabo Verde. Sendo conhecida a chamada da Avançada do FC Porto para, em representação do país de sua dupla nacionalidade, participar na qualificação para a CAN 2026. Facto assinalável ainda na primeira época do futebol senior feminino no FC Porto.

Adriana Filipa Vieira Semedo, nascida em Portugal a 30-10-1999, tem dupla nacionalidade Portuguesa e Cabo-Verdiana. 

Assim sendo, a jovem Adriana Semedo, da equipa feminina do FC Porto, integra a mais recente convocatória da Seleção Cabo-Verdiana para disputar o duplo embate de qualificação para a edição de 2026 da Taça das Nações Africanas (CAN) diante da Guiné-Conacri. Cuja 1.ª mão terá lugar na cidade senegalesa de Thiès a 21 de fevereiro e a 2.ª na capital Praia, a 26 seguinte. Facto de realce, depois de anteriores chamadas de outras futebolistas para seleções portuguesas de escalões de formação, sub-18, Sub-16 e sub-15, esta é efetivamente a primeira chamada duma futebolista da equipa principal do FC Porto para uma Seleção principal, no caso estrangeira, embora de língua portuguesa, como é para a Seleção de Cabo Verde. 

Autora de 28 golos e 10 assistências nos primeiros 19 jogos de azul e branco, a extrema destra (tanto à direita como à esquerda) tem sido um dos principais destaques da formação que lidera a tabela classificativa da terceira divisão portuguesa, nesta primeira época do futebol feminino no FC Porto.

Armando Pinto

Nota beneA mim tudo o que é do FC Porto me entusiasma já há muitos anos, nos 52 anos de sócio de FC Porto, e já antes desde a travessia dos 19 anos, sem nenhum campeonato nacional ganho em futebol senior. Bem como nos anos recentes, anteriores à atualidade, em que nenhum campeonato se ganhou no futebol masculino. Para mim o que conta é o FC Porto e não outros casos. E sim, gosto do Futebol Feminino do FC Porto. Se antes nem conhecia sequer nenhum nome de qualquer jogadora, agora já sei e aprecio muito a habilidade da Inês Oliveira, a veia goleadora da Vera, mais a Adriana Semedo, a polivalência das Joana Neves e Ema Gonçalves, a pujança da Catarina Pereira, a classe da Matilde, nome que fixei logo por ser o nome da minha mãe, além de ter sido autora do 1.º golo das mulheres do FC Porto e 1.ª internacional do clube, bem como o jogo da Juliana, a calma da Sofia Bernardo a defender, o valor dumas Joana Ferreira, Karoline Lima, Bruna Rosa, etc. etc. etc. De todas afinal as que compõem os sucessivos onzes que têm atuado com a camisola do FC Porto.

A. P. 

((( Clicar sobre as imagens )))

Sem comentários:

Enviar um comentário