Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta Revista “Dragões”. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Revista “Dragões”. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 21 de outubro de 2016

“Craques” Brasileiros do passado e presente no FC Porto: Djalma e Otávio!


Grande e rico tem sido o filão brasileiro onde o FC Porto tem ido buscar produtos desportivos de valia. Como é sabido e especialmente sentido. Sem necessidade de muita enumeração, tal a memória que existe de muitos dos futebolistas que vieram de terras de Vera Cruz, em boa conta, e até mesmo basquetebolistas, como há anos o Charuto, depois um hoquista como Didi, por exemplo, e no andebol atualmente Gustavo Rodrigues, Patrick Lemos e Paulo Vinícius. Sendo contudo muito maior a quantidade no futebol, obviamente, desde tantos e tantos futebolistas e até treinadores, como é da história.


Entre a grande maioria, e olhando à maior percentagem naturalmente que cabe ao jogo da bola em campo também maior, houve e há futebolistas que estão nas memórias pessoais e coletivas do mundo portista. Desde Jaburu, Gastão, Luís Roberto, Azumir, Valdir, Amaury, Djalma, Flávio, etc. etc. etc, passando por Duda, Ademir, Celso, Geraldão, Deco, Derlei, etc. etc. etc… até Hulk, Helton, Kelvin, etc. etc… e agora Alex Teles e Otávio.


Sendo que o golo é a mira principal que move o futebol e para haver golos tem de haver jogadores que saibam criar jogadas tendentes a chegarem às balizas, facto mais acutilante quando esses intervenientes no jogo têm arte criativa para o efeito, damos desta vez atenção a dois casos de brasileiros com perspicácia nesse sentido, de tempos passados e nos dias que correm. 


Pensando nisto assim, lembra a calhar um jogador de raça, como foi Djalma, goleador que nos anos sessentas tanto marcava como dava a marcar golos (e um exemplo foi o golo da vitória na Taça de Portugal de 1968 ter saído de um canto apontado por ele, a que o extremo esquerdo Nóbrega deu a melhor conclusão). E hoje em dia acontece com o habilidoso Otávio, médio de ataque que tem veia goleadora. Sem outras semelhanças, pois que Djalma era raçudo, como se diz de ser de antes quebrar que torcer, enquanto o jovem Otávio deambula artisticamente pelo relvado, mas ambos com faro de golo. O que nos move fazer assim um exercício de memória ao passado e presente, do que mais entusiasma nesta paixão que é o Portismo que sempre percorre nossas veias e, como tal, faz lembrar o Djalma de antes e o Otávio de agora.


Tanto assim era e é, com provas publicadas, que o brasileiro Djalma Freitas em tempos foi um dos “craques” que mereceu figurar na coleção de biografias desportivas dos “Ídolos do Desporto” e Otávio consta na edição recente da revista Dragões, merecendo inclusive honras da capa.


Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Revista Dragões - de Junho / 2014


Tal como Solstício de Verão, do Hemisfério Norte, apareceu à claridade em finais de Junho mais uma edição da revista Dragões. Cuja edição presente, reportando ao mês de Junho, chegou aos escaparates por estes dias de inícios de Julho, quase a par com o início dos trabalhos de pré-época do futebol. Trazendo obviamente mais calor, perante o entusiasmo que provocam as novidades da atualidade, especialmente quanto a inovações e originalidades.


Desta feita a revista oficial do clube brinda os leitores com duas capas, podendo dizer-se que uma é contra-capa da outra, em sentido voltado ao contrário, sendo metade da mesma publicação numa posição e a outra na inversa. Mas, para não se estar para aqui a gastar mais fraseado, para se entender, o melhor é vê-la em mãos próprias.

As correspondentes capas demonstram os temas de maior destaque, desde as atenções despertadas diante da próxima festa de despedida do Deco, até à reportagem historiadora dos totalistas do Hexa do andebol. Enquanto no seu interior diversos temas são também descritos, de diversos modos e géneros. Com nosso realce particular para mais um interessante trabalho sobre os Imortais, como já estamos afeiçoados.


Para efeitos de memorização, como tem sido norma deste nosso jeito, aqui, damos uma ideia através da página do índice, de molde a poder haver melhor noção de quanto traduzem os relativos textos ilustrados, ao longo das respetivas páginas.

Armando Pinto


((( CLICAR sobre as imagens, para ampliar e ler )))

quarta-feira, 28 de maio de 2014

Revista “Dragões” de Maio/2014


Salta às vistas nos escaparates o número deste mês de Maio da revista oficial do F C Porto, com a cara do novo treinador principal na capa.

Na nossa habitual apresentação mensal da Dragões, desta feita, em vez de aqui nos cingirmos a uma vista corrida pelo sumário, damos destaque a mais uma crónica memorial, como é a interessante peça sobre uma curiosidade ligada ao antigo presidente do F C Porto e depois ainda diretor do jornal O Porto, Dr. Paulo Pombo.

Quem não conhece a melodiosa mensagem estudantil contida na canção dos estudantes, uma cantiga mista de valsa, tango e balada, por assim dizer, com que se identificam os estudantes e mais até pessoas sensíveis, por quanto encerra em carisma romanceado. Ora, essa canção heróica tem ligação ao referido antigo presidente do F C  Porto. Pois, com efeito o Dr. Paulo Pombo, por via disso, tem marca sua no mundo académico como autor da letra dessa cantiga orfeónica, entoada pelas tunas académicas, o chamado hino universitário “Amores de Estudante” -  uma canção clássica saída como tal do meio cultural da Invicta (sendo a musica do Dr. Aureliano Fonseca, um personagem mais conhecido por esse facto, também, no universo da cultura portuense). Sendo assim, porque a autoria da letra é do mesmo antigo presidente do Futebol Clube do Porto, isso leva a revista “Dragões” a apresentar como tal o Dr. Paulo Pombo, também matemático, engenheiro, escritor e jornalista que conduziu os azuis e brancos ao título nacional de futebol de 1959.


Isso e o resto é melhor ler… na própria revista!


Armando Pinto