Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta Deco. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta Deco. Mostrar todas as mensagens

domingo, 19 de julho de 2015

Umas recordações e curiosidades, de vez em quando…


« Há 11 anos, na sequência da histórica época 2003/2004, Vítor Baía, Ricardo Carvalho e Deco integram a equipa do ano para a UEFA. O FC Porto tinha-se sagrado campeão europeu há menos de dois meses e os jogadores do FC Porto eram naturalmente destaque nos balanços da temporada » – conforme é relembrado em “ Dragões Diário”.


Vem a propósito, na mesma linha, recordar também: Vítor Baía, que é ainda o futebolista português mais titulado, com 33 títulos conquistados, foi considerado pela UEFA o melhor guarda-redes europeu do ano de 2004. E, ele mesmo, tem a honra de ter sido incluído na “capsula do tempo”, enterrada pela UEFA para memória futura, com um par de luvas com seu autógrafo; assim como na mesma, além disso, o F C Porto, como único clube português considerado digno dessa glória, está representado por uma bola autografada pelo plantel que venceu a Liga dos Campeões Europeus em 2004. Tal como Deco, o “Mágico”, foi considerado pela UEFA o melhor jogador no ano 2004. E Ricardo Carvalho, depois, protagonizou um record nos números de sua transferência, a nível de futebolistas portugueses de um clube nacional para o estrangeiro, sendo a sua ida para o Celsea de Inglaterra, por 30 milhões de Euros, no defeso de 2004, uma das maiores de sempre.


Algumas outras curiosidades de marca perene, em dados estatísticos de jogos de séniores: João Pinto, antigo defesa lateral direito pelos anos oitenta e noventa do século XX e um dos célebres números 2, entre a honrosa lista de famosos defesas que vestiram a camisola com esse número, tendo disputado 407 jogos oficiais, foi o futebolista com mais jogos feitos ao longo dos tempos ao serviço do F C Porto. Bem como Fernando Gomes, avançado portista dos anos setenta, oitenta e princípios de noventa, é ainda o melhor goleador de sempre ao serviço do F C Porto, com 318 golos, entre 1974 até 1991.


(Estatísticas constantes do livro " 300 FACTOS - F C PORTO - PARA OS MAIS APAIXONADOS ", publicado em 2012. Produto Oficial F C Porto.)

Armando Pinto

((( Clicar sobre as imagens, para ampliar )))

sábado, 26 de julho de 2014

Festa do Deco: Uma noite de magia no Dragão!


Foi uma festa bonita, a jornada festiva de homenagem e despedida a Deco. Um daqueles momentos que para sempre lembraremos. Festa iniciada em fim de tarde soalheira e alongada pela quente noite mágica resultante.

Deco quis que sua festa de despedida fosse no Porto, e foi, tão bela festa do eterno "Mágico Deco". Organizada por ele mesmo, a preceito, com o aval do FC Porto e do Barcelona, suas duas equipas de coração.


Nem sempre tem sido possível vivenciar no próprio local muitos dos grandes momentos que vivemos de coração palpitante, mas, tal qual foi especial estar presente na inauguração do estádio do Dragão, depois no último jogo no estádio das Antas, na inauguração do pavilhão gimnodesportivo Dragão Caixa, também podemos dizer e sentir que estivemos no estádio onde e quando aconteceu o jogo de despedida do Deco, homenageado assim entre nós.


Perante grande afluência de público, na zona das Antas, entre ruas e avenidas com ligação ao estádio do Dragão, foi um mar de gente a convergir para o recinto principal do F C Porto ao final da tarde de sexta-feira, dia 25, dia de S. Tiago, o santo mata mouros, como ficou conhecido o Apóstolo evangelizador da Península Ibérica e que, invocado em guerras antigas contra os infiéis mouros, protegeu os vitoriosos da Reconquista… sendo comum aos dois países peninsulares do extremo ocidental da Europa, Orago de muitas terras para cá e além Douro, e extensivamente de afinidade mútua aos dois clubes ibéricos que, além de outras conquistas grandiosas, foram Campeões Europeus em meados da primeira década do século XX.


Então, com o estádio a abarrotar e muita gente ainda a chegar com o programa já em andamento, visto o trânsito ter entupido à saída da auto-estrada nas proximidades do Dragão, houve desde início um ambiente especial, de apreço e entusiasmo.


Lá em baixo, no relvado, postados os artistas diante da imensa mole humana, o estádio do Dragão assistiu a um autêntico desfile de estrelas, enquanto o público se sentiu galvanizado diante de tudo aquilo. Deco recebeu prendas e recordações, nomeadamente por parte do F C Porto e também do Barcelona. Nos painéis do estádio, antes e durante o encontro, em paragens propositadas, passaram mensagens de amigos de Deco, do mundo do futebol que por variados motivos não estiveram presentes. Ao que o público se foi manifestando, conforme as circunstâncias, contudo vitoriando de modo especial os ídolos que evoluíam no campo.


Em termos mais concisamente descritivos, este jogo de despedida de Deco, um particular entre o FC Porto de 2004 e o Barcelona de 2006, teve condimentos bastantes e terminou em apoteose com um empate de 4-4 no Estádio do Dragão, mas especialmente com um belíssimo golo do homenageado, a repor as contas, em virtude de antes ter feito um outro, para o outro lado.


Ao intervalo o FC Porto vencia com dois golos apontados no primeiro quarto de hora, por Derlei e McCarthy. Depois, já com Messi em campo – pois entrou no início da segunda parte – o jogo mudou. O Barcelona marcou por Eto'o e pelo próprio Deco, num belo "chapéu". Jankauskas ainda fez o 3-2, mas Eto'o e Messi deram a volta. Até que na última jogada do encontro Deco (que mudou de equipa duas vezes e terminou com a camisola azul e branca) marcou o último golo da partida.


Para a história fica o onze inicial do FC Porto, que foi muito parecido com aquele que alinhou na final da Liga dos Campeões em Gelsenkirchen, em 2004. Só faltaram Ricardo Carvalho (porque começou no banco, tendo entrado no decorrer do encontro) e Carlos Alberto, este ausente.

Mais ainda para a posteridade, ficam algumas curiosidades, através dos dados do jogo:

O FC Porto de 2004 e o Barcelona de 2006 empataram esta sexta-feira a quatro bolas no jogo de despedida de Deco dos relvados, disputado num estádio do Dragão cheio para aplaudir Deco e ver outras estrelas como Messi, Edgar Davids, Eto`o, Vítor Baía e muitos mais.

A partida opôs as duas equipas com que o internacional português se sagrou campeão europeu. O FC Porto 2004 alinhou inicialmente com: Vítor Baía; Paulo Ferreira, Jorge Costa, Pedro Emanuel e Nuno Valente; Maniche, Costinha, Pedro Mendes e Deco; Derlei e McCarthy.

O Barcelona 2006 apresentou um onze formado por: Jorquera; Oleguer, Belletti, Gerard, Sylvinho; Davids, Van Bommel, Van Bronckhorst; Giuly, Santi Ezquerro, Gudjohnsen.


Deco alinhou pelo FC Porto na primeira parte, com os dragões a marcarem logo aos dois minutos por Derlei. Benni McCarthhy, aos 13, fez o 2-0.

Aos 22 minutos, Alenichev entrou para o lugar de Costinha, enquanto nos catalães Luizão rendeu Gudjohnsen.

Três minutos mais tarde sairam Jorge Costa, Nuno Valente e Derlei e entraram Mário Silva, Jorge Andrade e Jankauskas.


À passagem da meia hora, Deco saiu para descansar, entrando Ricardo Fernandes.

Aos 36 minutos McCarthy e Baía foram trocados por Sérgio Conceição e Bruno Vale. Sérgio Conceição mostrara-se insatisfeito por estar no banco e quando entrou em campo houve boa disposição por isso mesmo.

No reatamento, Baía foi para a baliza do «Barça» para o lugar de Jorquera.

Aos 49 minutos, Gerrard, Giuly e Ezquerro cederam o lugar a Deco, Eto`o e Messi.

O camaronês marcou aos 54 minutos após bela arrancada de Messi.


Deco, aos 56 minutos, marcou para o Barcelona, com um golo de belo efeito, pedindo de imediato desculpa aos adeptos portistas, de mãos postas e inclinando-se para o público.

Jankauskas, aos 61, fez o terceiro golo portista na recarga a um remate de Sérgio Conceição defendido por Baía.


O lituano saiu dois minutos depois para a entrada de Bruno Moraes.
Eto`o, aos 66, fez o 3-3 após bom passe de Messi.

Deco e Van Bronckhorst saíram aos 74 minutos para a entrada de Sylvinho e Djalminha.

Messi, aos 80, marcou ... de cabeça, após cruzamento de Eto`o.


Secretário rendeu Maniche e Deco regressou ao FC Porto para o lugar de Paulo Ferreira.

Deco, aos 89, empatou o resultado com um toque de classe. Fechando a evolução do marcador com chave de ouro.

Grande momento de pura magia, guardado para o final. E ninguém arredou pé, sempre com todo o mundo atento a tudo o que o ambiente proporcionava.


De seguida o jogo terminou assim com uma justa igualdade, qual resultado apropriado para uma noite de festa no Dragão.


Enquanto isso, a festa continuou, atingindo ponto de rebuçado com Deco a dar uma volta de honra ao relvado, enquanto os imensos Portista presentes lhe tributavam ovação sentida. A culminar uma festa bonita, num dia especial, melhor dizendo numa noite plena de magia, curvando-nos diante do que representa o mágico Deco.


Armando Pinto

((( CLICAR sobre as imagens, para ampliar )))

quinta-feira, 24 de julho de 2014

Deco: Festa de Homenagem e Festival dos Campeões Europeus de 2004 e 2006


É esta sexta-feira, dia 25 de Julho, dia de São Tiago, santo evangelizador da Península Ibérica, que se realiza um festivo encontro entre os dois colossos ibéricos F C Porto e F C Barcelona, com suas equipas que se sagraram melhores da Europa em 2004 e 2006, em ambos os casos com Deco.

Isso tudo porque Deco vai ser homenageado com um jogo que juntará no Estádio do Dragão as equipas do FC Porto de 2004 e Barcelona de 2006, anos em que o médio foi campeão europeu nos dois clubes. A equipa portuguesa, em princípio, vai contar no plantel com nomes como Vítor Baía, Paulo Ferreira, Ricardo Carvalho, Jorge Costa, Costinha, Maniche, Derlei e muitos outros dos que integraram o plantel dessa fornada de campeões europeus, como também Nuno, Pedro Emanuel, Ricardo Costa, Sérgio Conceição, Alenitchev, Bosingwa, César Peixoto, Benni McCarthy, entre os convidados que esperamos voltar a ver com a bola a rolar a seus pés.
No Barcelona, comandado por Frank Rijkaard, deverão estar no Dragão jogadores como Lionel Messi, Puyol, Xavi, Iniesta, Ronaldinho e muitos outros dos que foram convidados.


Segundo o programa, Deco vai alinhar uma parte por cada emblema. As receitas vão reverter em parte para a Fundação Coração da Cidade (do Porto).

O jogo de homenagem será «uma festa e uma despedida bonita». «No estádio que eu escolhi e com os adeptos que vou levar sempre no coração», conforme garante Deco. «A minha carreira não tem sentido sem o FC Porto. Foi o clube que me abriu as portas para os melhores momentos da minha carreira e não faria sentido uma despedida sem o FC Porto», acrescentou o ex-jogador dos Dragões.

Vai ser uma festa deveras sentimental, das que perdurarão pelos tempos, à imagem do homenageado, pois Deco é daqueles que será uma constante recordação.


Ora… também estaremos lá, entre tantos e tantos da família Portista, para viver mais um dia inesquecível. Em mais um encontro com a História do F C Porto e memorização de mais imagens integrantes daquilo que se não consegue definir, mas sentimos - a mística Portista.

Muito se poderia acrescentar sobre Deco, contudo para não repetir palavras sentidas de anterior reconhecimento, reforçamos este tributo com o que tivemos oportunidade de vincar aqui (clicando sobre o link) em “Saudação grata a Deco”…


Efetivamente, frise-se, Deco foi e é uma referência especial dentro do Portismo vivido em tempos relativamente ainda recentes. Como exemplo, entre inúmeros possíveis, recordamos um caso de que tivemos conhecimento e a que há tempos atrás dedicamos nossa atenção, num de nossos espaços da blogosfera Portista, como se pode rever (clicando) em “Homenagem póstuma a um Portista…

Armando Pinto

sexta-feira, 4 de julho de 2014

Revista Dragões - de Junho / 2014


Tal como Solstício de Verão, do Hemisfério Norte, apareceu à claridade em finais de Junho mais uma edição da revista Dragões. Cuja edição presente, reportando ao mês de Junho, chegou aos escaparates por estes dias de inícios de Julho, quase a par com o início dos trabalhos de pré-época do futebol. Trazendo obviamente mais calor, perante o entusiasmo que provocam as novidades da atualidade, especialmente quanto a inovações e originalidades.


Desta feita a revista oficial do clube brinda os leitores com duas capas, podendo dizer-se que uma é contra-capa da outra, em sentido voltado ao contrário, sendo metade da mesma publicação numa posição e a outra na inversa. Mas, para não se estar para aqui a gastar mais fraseado, para se entender, o melhor é vê-la em mãos próprias.

As correspondentes capas demonstram os temas de maior destaque, desde as atenções despertadas diante da próxima festa de despedida do Deco, até à reportagem historiadora dos totalistas do Hexa do andebol. Enquanto no seu interior diversos temas são também descritos, de diversos modos e géneros. Com nosso realce particular para mais um interessante trabalho sobre os Imortais, como já estamos afeiçoados.


Para efeitos de memorização, como tem sido norma deste nosso jeito, aqui, damos uma ideia através da página do índice, de molde a poder haver melhor noção de quanto traduzem os relativos textos ilustrados, ao longo das respetivas páginas.

Armando Pinto


((( CLICAR sobre as imagens, para ampliar e ler )))

terça-feira, 27 de agosto de 2013

Saudação grata a Deco...!


Num "Adeus" grato a Deco, saudamos aqui, entre nós, o Mágico das Antas e do Dragão, o nosso craque que passeou classe pelos dois estádios onde com suas exibições fomos felizes.

Deco pôs um ponto final na sua carreira de futebolista, lá no Brasil, dando por findo o seu percurso de atleta de futebol, em virtude de uma série de lesões que não lhe permitiram manter seu vigor, aos 35 anos de idade - a um dia de completar 36.

Encerra assim suas deambulações pelos campos de futebol o popular Deco, de seu nome Anderson Luís de Sousa, quando representava o Fluminemse, no Brasil, ao fim duma carreira que o tornou conhecido após ter vindo para Portugal e haver representado o F C Porto, onde se cobriu de glória na prestação de títulos europeus, sobretudo. Tendo, com a camisola azul e branca dos Dragões, ganho fama que deu para ter continuado um percurso também vencedor em clubes que se seguiram em seu currículo de sucesso, tal aconteceu no Barcelona, de Espanha, no Chelsea, em Inglaterra, até terminar agora no Fluminense, no qual igualmente conquistou títulos.


Numa comunicação, quase de resposta às suas recentes prestações reduzidas, por problemas físicos, Deco vincou: «É com muita tristeza e pesar que comunico o fim de minha carreira como atleta profissional. Os últimos minutos na quarta-feira pelo Fluminense foram os últimos dos 17 anos dentro de campo como jogador de futebol. Gostaria muito de continuar até o final deste Brasileiro e ajudar a colocar a equipe novamente na Libertadores, mas não estou conseguindo. Quero agradecer ao Fluminense, ao Celso Barros (presidente do patrocinador do Fluminense) e todos que trabalharam comigo nestes três anos e me deram a oportunidade de jogar no futebol brasileiro. Mais do que isso, pude participar e ajudar a conquistar dois títulos Brasileiros e mais o Campeonato Carioca. Fui muito feliz neste período no clube. Gostaria muito de ter ajudado muito mais o Fluminense, mas o meu corpo não me permitiu. Deixo claro que me dediquei, esforcei e muitos me apoiaram para que eu seguisse até o final de ano. Fisicamente poderia jogar, mas os meus músculos não suportam mais. Obrigado a todos pela confiança e carinho.»


Chegada a notícia a Portugal, país que ele representou ao serviço da seleção nacional portuguesa, logo o presidente de seu clube em Portugal soube vincar, afirmando: "Deco será uma lenda do FC Porto".

Nesse momento, em que se soube de tal notícia que marcou a última segunda-feira de Agosto, o Presidente Pinto da Costa, em breve comunicação pública, que ouvimos aos microfones do Porto Canal, salientou a capacidade de decisão do brasileiro e recordou alguns momentos de uma amizade que ficará para sempre. "Termina a carreira por vontade própria. Mais uma vez mostrou inteligência e poder de decisão. Fica na história do futebol e no F. C. Porto será uma lenda. Deve sentir-se feliz e ao olhar para trás saberá que no Porto só tem amigos." Acabando por lhe dirigir uma mensagem significativa: "Somos amigos desde que nos conhecemos. Tenho a certeza que terá êxito no que escolher, pois bem o merece. Em meu nome e dos Portistas, quero enviar-lhe um grande abraço, dizer-lhe que nunca o esqueceremos e que o esperamos em breve no Dragão".


Vão nesse sentido, com efeito, de uma despedida no Dragão, umas posteriores afirmações de seu representante, conforme se soube em mais recentes difusões, concluindo: 

« Após Deco ter tornado público, através de um comunicado, que vai dar por terminada a sua carreira de futebolista, surge agora a possibilidade desse facto ser assinalado num jogo do luso-brasileiro frente ao F C Porto. Quem o garante é o representante legal do médio, abrindo assim a porta a um dia de festa cheio de emoções. Ele (Deco) tem um carinho muito grande pelo F C Porto e diz-se adepto do clube. Conquistou onze títulos pelo clube e, se houver alguma possibilidade para um jogo de despedida, com certeza que o FC Porto estará incluído", alegou Acaz Fellegger, em declarações a uma estação de rádio portuguesa. Resta saber qual a disponibilidade dos Dragões em satisfazer este desejo. »

Deco, o mágico, como ficou conhecido, tem mesmo um lugar especial no íntimo dos membros da Família Portista. Ficando a ser constante recordação, tal como a cantiga que lhe foi dedicada pelos Portistas:
- É o número 10
Finta com os 2 pés
É melhor que o Pelé
É o Deco allez, olé !



Deco tomou a resolução de acabar sua carreira, um dia antes de completar 36 anos, cuja data se celebra precisamente hoje, terça-feira. Daí que, daqui, lhe dirijamos mais um voto, de parabéns, a somar às felicidades que tanto lhe desejamos, agora e sempre.

De harmonia com toda esta envolvência, recordamos, como ilustração, algumas imagens respeitantes à sua expressiva passagem pelo F C Porto, realçando a face de seu livro, ao cimo, e gravuras e referências de alguns de seus grandes feitos internacionais, das maiores conquistas que alcançou ao serviço do nosso F C Porto. Colocando-se, por fim, uma resenha curricular de seu palmarés ligado ao F C Porto, especialmente.


Folha de Serviço de DECO:

Um palmarés ao nível do talento - 23 troféus, nove clubes, uma seleção!

Conquistou 23 troféus coletivos, vários galardões individuais, um sem número de elogios acumulados num trajeto ímpar e com passagem por gigantes da estirpe de F.C. Porto, Barcelona e Chelsea. Nestes, só em Londres não foi campeão da Europa.

O palmarés de Deco está ao nível do talento: impressionante. A estes dados teremos ainda de acrescentar as 75 chamadas à seleção A de Portugal, tornando-se em mais um Internacional português do F C Porto. Seleção pela qual se estreou a 29 de Março de 2003, contra o Brasil. E com um golo, sendo o marcador do golo da vitória de Portugal por 2-1.

Nesse período alcançou a categoria de internacional ao serviço da seleção de Portugal. Pois, apesar de ter nascido no Brasil, Deco obteve a nacionalidade portuguesa quando ainda representava o F C Porto e vestiu a camisola das "quinas" por 75 vezes, tendo entretanto participado em quatro fases finais de grandes competições de países e continentes (Euro 2004, Mundial 2006, Euro 2008 e Mundial 2010).

Na parte mais interessante, que foi quando emergiu no mundo do futebol, destaca-se então a sua ligação ao F C Porto durante cinco épocas desportivas.  Em que, no total, fez 226 jogos oficiais pelo F. C. Porto, tendo marcado 46 golos.

Clubes representados:

1995 - Nacional Atlético Clube
1996 - Corinthians
1997 - Corinthians Alagoano
1997/98 - Alverca
1998 - Salgueiros
1999/2004 - F C Porto
2004/2008 - Barcelona
2008/10 - Chelsea
2010/2013 - Fluminense


=...Na 1ª página do jornal "Lance", do Rio de Janeiro.=

Palmarés coletivo:

Liga Europa (1) - 2003 (F C Porto)

Liga dos Campeões Europeus  (2) - 2004 e 2006 (F C Porto e Barcelona)

Campeonatos de Portugal (3) - 1999, 2003 e 2004 (pelo F C Porto)

Taça de Portugal (3) - 2000, 2001 e 2003 (F C Porto)

Supertaça portuguesa (3) - 1999, 2001 e 2003 (F C Porto)

Campeonatos de Espanha (2) - 2005 e 2006 (Barcelona)

Supertaça de Espanha (2) - 2005 e 2006 (Barcelona)

Campeonato de Inglaterra (1) - 2010 (Celsea)

Taça de Inglaterra (2) - 2009 e 2010 (Chelsea)

Supertaça inglesa (1) - 2009 (Chelsea)

Campeonatos do Brasil (2) - 2010 e 2012 (Fluminense)

Campeonato carioca (1) - 2012 (Fluminense).


Grandioso, bonito e sintomático!!!


Armando Pinto

»»»» Clicar sobre as digitalizações, para ampliar ««««