Reconstituição Histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Reconstituição histórico-documental da Vida do FC Porto em parcelas memoráveis

Criar é fazer existir, dar vida. Recriar é reconstituir. Como a criação e existência deste blogue tende a que tenha vida perene tudo o que eleva a alma portista. E ao recriar-se memórias procuramos fazer algo para que se não esqueça a história, procurando que seja reavivado o facto de terem existido valores memorávais dignos de registo; tal como se cumpra a finalidade de obtenção glorificadora, que levou a haver pessoas vencedoras, campeões conquistadores de justas vitórias, quais acontecimentos merecedores de evocação histórica.

A. P.

Mostrar mensagens com a etiqueta 25 de Abril. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta 25 de Abril. Mostrar todas as mensagens

sexta-feira, 25 de abril de 2014

Campeões Pioneiros - a propósito do 25 de Abril azul e branco…!


Foi certinho e direitinho o tempo do futebol jogado com botas de travessas e pesadas bolas artesanais, quando também sobressaíam equipamentos quase caseiros - já não olhando tanto aos calções compridos, porque agora se usam em medidas abonadas, também. Numa era, aquela antepassada, em que o F C Porto, desde os primórdios em campos portugueses desse fabuloso jogo, começou a vencer e convencer, a pontos de ter sido o clube que primeiro conquistou os títulos nacionais que foram surgindo, em diferentes versões e ao longo das primeiras décadas do século XX.


Depois intrometeu-se o longo período político do chamado Estado Novo; e então, por motivos conhecidos, houve um obscurantismo que se repercutiu no desporto, passando a capital do império a ditar leis, por tábua rasa dum poder reinol com chancela de que só Lisboa contava e o resto era paisagem. Até que se deu o 25 de Abril de 1974 e, ainda nessa década, o F C Porto voltou a assumir protagonismo e recuperou o título de campeão, num ciclo que se tem alongado, em evidente superioridade.


O 25 de Abril floriu nas imagens e gestos dos cravos vermelhos que andaram nos canos das armas e nas mãos, vitoriando a mudança. Contudo a maioria das pessoas nem sabiam então o que era política, nem andavam a par de nada daquilo. Depois, felizmente, para nós fez sobressair as cores azuis e brancas.

Assim sendo, apesar de alguns erros político-sociais que de permeio foram e têm acontecido, conforme grande parte dos portugueses sente atualmente, a mudança de regime teve muitos aspetos positivos, como se verificou, entre diversos mais, no caso desportivo. Embora sempre com saudosistas de velhos processos a tentarem outras chances e de quando em vez lá conseguirem fazer andar para trás o efeito do tempo, como que a emperrarem a máquina da verdade desportiva.


Em homenagem a isso, aos tempos de conquistas limpinhas, porque o F C Porto esteve na vanguarda das primeiras provas e campeonatos nacionais, antes da implantação do anterior regime, e depois voltou ao pódio cimeiro com a implantação da democracia, como bem sabemos, recordamos aqui e agora os pioneiros campeões e seus feitos (já que os mais recentes ainda estão na memória coletiva),  por meio de alguns lembretes (respigados do pequeno livro "A Vida do Grande Clube Nortenho", nº 2 da colecção Selecções Desportivas - Extra", de Setembro de 1978), com quadros alusivos aos primeiros títulos, na sucessão dos antigos tempos.


Armando Pinto
»»» CLICAR sobre as imagens «««